45º festival de folclore Nossa bandeira é a diversidade! 14 a 30 de Julho de 2017

Notícias

09/04/2017 - Divulgação
Aline Stein é a Rainha do Folclore Alemão de Nova Petrópolis
Aline Stein, do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, da Linha Brasil e Linha Araripe, recebeu o título de Rainha do Folclore Alemão 2017-2018. A faixa de 1ª Princesa ficou com Iasmin Schmitt, do Volkstanzgruppe Freundschftskreis, da Vila Olinda. A 2ª Princesa é Angela Sbersi, do Grupo de Danças Alemãs Lustige Volkstanzgruppe Bergtal, de São José do Caí. As soberanas do 45º Festival Internacional de Folclore foram eleitas na noite deste sábado, 08 de abril, no 30° Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão, realizado na Associação Cultural e Esportiva Lyra, na localidade de São José do Caí, em Nova Petrópolis.
Seis representantes dos grupos que compõem a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis disputaram o título de Rainha e Princesas do Folclore Alemão 2017-2018. Norma Martini Moesch, graduada em Turismo, com pós-graduação em Administração de Empresas Turísticas, Mestre em Comunicação Social pela PUC, com pesquisa na área turística e mais de 50 anos de trajetória profissional no turismo; Gisela Hass Spindler, presidente da ARPA (Associação Riograndense de Professores de Língua Alemã); Ivoni Nör, graduada em Letras, especialista em Literatura Riograndense, Mestre em História do Brasil pela PUC, professora da UCS há 30 anos e autora de livros; Susana Gastal, jornalista, Mestre em Artes Visuais pela UFRGS, Doutora em Comunicação Social pela PUC, autora de diversas obras sobre Turismo e Ernandes Batista, coordenador de Comércio Exterior, presidente da AFG (Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí), em Santa Catarina e coordenador das apresentações folclóricas da Oktoberfest de Blumenau desde 2012 compuseram a mesa de jurados responsáveis pela escolha das soberanas.
A jornada das candidatas teve início ainda na tarde de sábado, dia 08, com a entrevista aos jurados, realizada no Parque Aldeia do Imigrante. As representantes dos grupos folclóricos responderam perguntas sobre cultura local, turismo, histórico do traje, língua alemã e história do Festival Internacional de Folclore. No baile de escolha, os quesitos dança da candidata (valsa), beleza, dança do grupo, microfone e comunicação foram avaliados pelos jurados.
O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn exaltou a importância que o Festival Internacional de Folclore representa para Nova Petrópolis e região como o maior evento cultural da Serra Gaúcha. “Toda a diversidade cultural e o empenho dos nossos grupos folclóricos ficam evidenciados durante os 17 dias de Festival Internacional de Folclore. As soberanas do Folclore Alemão têm a missão de divulgar o evento e tenho certeza que as meninas eleitas nesta noite farão isso com muita dedicação. Também parabenizo as soberanas Franciele, Bárbara e Aline, que se despedem do reinado hoje. Tenham certeza de que vocês cumpriram lindamente com o papel de vocês. Desejo vida longa ao Festival Internacional de Folclore, motivo de muito orgulho para Nova Petrópolis”, ressaltou o prefeito Lelo.
O presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, Fabiano Attmann, agradeceu a presença de todos e enalteceu o momento de festa e valorização da cultura, além de ressaltar o orgulho de presidir a entidade no ano em que Festival Internacional de Folclore chega a sua 45ª edição.
A Rainha e as Princesas do 44° Festival Internacional de Folclore protagonizaram uma despedida emocionante. Rainha Franciele Simon, 1ª Princesa Bárbara Neumann e 2ª Princesa Aline Beatriz Marcon relembraram momentos marcantes vividos ao longo do último ano e agradeceram seus grupos folclóricos, familiares, amigos e todas as pessoas que contribuíram com o reinado 2016-2017. Ao final da despedida entregaram flores aos familiares como forma de agradecimento ao apoio.
O prefeito Regis Luiz Hahn, acompanhado pela primeira-dama, Marion Spier Hahn; o vice-prefeito Charles Paetzinger e a esposa Sandra Fernandes; secretários e adjuntos Municipais; vereadores de Nova Petrópolis; demais autoridades, lideranças e comunidade em geral marcaram presença no evento que o antecede o 45º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. O 30º Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão foi uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. A animação do evento ficou por conta da Banda Bom de Baile.
O 45º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis ocorre de 14 a 30 de julho de 2017, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA – NP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares.


Grupos folclóricos da 45ª edição foram anunciados no Baile de Escolha

O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares anunciou os grupos folclóricos selecionados para participar do 45º Festival Internacional de Folclore. Nove grupos internacionais, nove grupos nacionais, seis regionais e 21 grupos locais irão desfilar suas bandeiras representando a diversidade que une povos no Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.
Alemanha, Polônia, Colômbia, México, Peru, Chile, Argentina e Paraguai são os oito países que estarão no evento. Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Ceará são os dez Estados brasileiros representados no 45º Festival Internacional de Folclore.
Confira os grupos selecionados: Orquestra Filarmônica, da Alemanha; Renacer Bailando, da Argentina; Raciborzanie, da Polônia; Ballet Folklorico Pumas, do México; Compañia Internacional de Danza Paipa, da Colômbia; Agrupación Folklorica Miguel de Güemes, da Argentina; Ballet Mita Rory, do Paraguai; Amanecer Peruano, do Peru e Takina I Te Ahi, do Chile. Índios Pataxós da Aldeia da Coroa Vermelha, da Bahia; Grupo de Tradições Folclóricas Pommerland, do Espírito Santo; Grupo de Tradições Populares Acauã das Serra, da Paraíba; Grupo de Tradições Folclóricas Mora, do Pará; Blumenberg Volkstanzgruppe, do Rio de Janeiro; Grupo Folclórico Polônes Orzel Bialy, de Santa Catarina; Grupo Folclórico Vitoria Regia do Pantanal, de Mato Grosso; Balé Popular Terras Portiguares, do Rio Grande do Norte e Txai Cia de Dança, do Ceará. Grupo de Projeções Folclóricas Tio Xico, de Caxias do Sul; Rancho Português Galo de Barcelos, de Porto Alegre; Ballo di Monti, de Antônio Prado; Grupo de Dança Afro-Brasileira Clara Nunes, de Caçapava do Sul; Grupo Tchê URGRS, de Porto Alegre e Grupo de Dança Cigana Luceli Pasinato, de Caxias do Sul.

CRÉDITOS DAS FOTOS: Margarida Neumann

Festival de Folclore Nova Petrópolis Festival de Folclore Nova Petrópolis Festival de Folclore Nova Petrópolis Festival de Folclore Nova Petrópolis Festival de Folclore Nova Petrópolis Festival de Folclore Nova Petrópolis Festival de Folclore Nova Petrópolis Festival de Folclore Nova Petrópolis
WEBDE Desenvolvimento de Sites