46º festival de folclore Nossa bandeira é a diversidade! 13 a 29 de Julho de 2018

Notícias

16/04/2018 - Divulgação
Rainha e Princesas do Folclore Alemão serão eleitas dia 28 de abril em Nova Petrópolis
O 31º Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão ocorre sábado, 28 de abril, na Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo, no Centro de Nova Petrópolis, a partir das 20h. Morgana Neumann, do Böhmerlandtanzgruppe, de Linha Imperial; Laura Schmitt, do Volkstanzgruppe Freundschftskreis, da Vila Olinda; Stéfani Gregórius, do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, da Linha Brasil e Linha Araripe; Ingrid Machado, do Grupo de Danças Folclóricas Internacional de Nova Petrópolis, do Centro e Eduarda Weschenfelder, do Volkstanzgruppe Edelstein, da Fazenda Pirajá concorrem ao título de Rainha e Princesas do Folclore Alemão. A corte escolhida representará o maior evento cultural da Serra Gaúcha, o 46º Festival Internacional de Folclore, que ocorre de 13 a 29 de julho de 2018, em Nova Petrópolis.
Segundo a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP), o ingresso somente para o baile custará R$ 15 e será vendido no local. O cartão para o jantar e baile será vendido ao valor de R$ 35, antecipadamente, com os integrantes dos grupos folclóricos. O jantar será servido a partir das 19h; a escolha das Soberanas inicia às 20h e, na sequência, ocorre o baile. A animação do evento fica por conta da Super Banda Real.
Conforme o regulamento, as candidatas passam por uma avaliação quanto à cultura e desenvoltura no baile. A escolha das Soberanas do Folclore Alemão de Nova Petrópolis busca ser uma escolha que valoriza os conhecimentos e o envolvimento que as candidatas têm com a sua cultura, a sua história e aquilo que desejam preservar; é um concurso cultural, não um concurso de beleza.
Ao tratar da questão relacionada à cultura, as candidatas são avaliadas sobre histórico do traje: conhecimentos sobre os elementos que compõem o traje que estarão usando na noite da escolha; cultura local: são instigadas a apresentar conhecimentos sobre a formação e constituição da cultura de Nova Petrópolis; histórico do evento: neste quesito são considerados os conhecimentos que as candidatas apresentarem acerca da história do evento e dos momentos mais marcantes na trajetória do Festival Internacional de Folclore, desde sua primeira edição, até a edição de 2017; turismo local: as candidatas evidenciam seus conhecimentos acerca do turismo local, demonstrando conhecer os atrativos turísticos que fazem de Nova Petrópolis uma cidade potencialmente turística; língua alemã: as candidatas são estimuladas a apresentar conhecimentos suficientes para comunicação com falantes nativos da língua, isto é, devem poder se comunicar com a comitiva da Alemanha que regularmente visita Nova Petrópolis na língua materna deles.
Durante o baile, as candidatas são avaliadas nos seguintes quesitos beleza: apresentação estética da candidata; simpatia: sua capacidade de comunicar de forma gentil e delicada; dança da candidata: sua capacidade de deslizar sobre a pista de dança em uma valsa apresentada durante o baile de escolha; dança do grupo: essa avaliação leva em consideração o trabalho em grupo, a capacidade do grupo de dançar com qualidade e de auxiliar a candidata mantendo alinhamentos, formações em roda, dançando no tempo da música, com desenvoltura e criatividade, visto que, as danças são alteradas para evidenciar a candidata; microfone: habilidade e desenvoltura ao comunicar ao grande público, demonstrando segurança e conhecimentos acerca daquilo que está dizendo.
O júri, composto por cinco membros, avaliará as candidatas durante dois momentos, os quais serão à entrevista e o desfile/apresentação. A entrevista representará 50% da nota final da candidata. O júri dará às candidatas notas de zero a dez em cada critério avaliado, os quais deverão ser somados para compor a nota final da entrevista. O desfile/apresentação representará 50% da nota final da candidata. Durante o baile os jurados atribuirão às candidatas notas de zero a dez para cada critério avaliado, os quais deverão ser somados para compor a nota final do desfile/apresentação. As notas obtidas no baile devem ser somadas, de acordo com cada critério e depois divididas por cinco, gerando uma média global para cada critério avaliado. As notas da entrevista e a média global do desfile/apresentação, deverão ser somadas, para compor a nota final da candidata.
O 46º Festival Internacional de Folclore ocorre de 13 a 29 de julho de 2018, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. Mais informações pelo fone (54) 3281-4064 e e-mail festivaldefolclore@novapetropolis.rs.gov.br.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

CRÉDITOS DAS FOTOS: Divulgação | PMNP

Festival de Folclore Nova Petrópolis Festival de Folclore Nova Petrópolis Festival de Folclore Nova Petrópolis Festival de Folclore Nova Petrópolis Festival de Folclore Nova Petrópolis Festival de Folclore Nova Petrópolis
Patrocínios