46º festival de folclore Nossa bandeira é a diversidade! 13 a 29 de Julho de 2018

Notícias

28/04/2018 - Divulgação
Morgana Neumann é a Rainha do Folclore Alemão de Nova Petrópolis
Morgana Neumann, do Böhmerlandtanzgruppe, de Linha Imperial, recebeu o título de Rainha do Folclore Alemão 2018/2019. A faixa de 1ª Princesa ficou com Stéfani Wiltgen Gregórius, do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, da Linha Brasil e Linha Araripe. A 2ª Princesa é Eduarda Francine Weschenfelder, do Volkstanzgruppe Edelstein, da Fazenda Pirajá. As soberanas que representarão o 46º Festival Internacional de Folclore foram eleitas na noite deste sábado, 28 de abril, no 31° Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão, realizado na Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo, em Nova Petrópolis.
Cinco representantes dos grupos que compõem a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis disputaram o título de Rainha e Princesas do Folclore Alemão 2018/2019. O júri foi composto pela Mestre em Turismo e vice-presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR), Rita Michelon; pela Mestre em História Moderna, Contemporânea, Medieval e Antropologia Cultural pela LMU de Munique e editora da Revista Der Hut, com o tema cultura alemã e teuto-brasileira, Elisangela Leitzke; pelo diretor do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, Giovanni Mesquita; pelo vice-presidente da Associação de Organizações de Festivais Folclóricos do Rio Grande do Sul e do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo 2018, Cledson Basso, e pela Mestre em História do Brasil, escritora e professora da Universidade de Caxias do Sul, Ivoni Nör.
A jornada das candidatas teve início ainda na tarde de sábado, dia 28, com a entrevista aos jurados, realizada no Parque Aldeia do Imigrante. As representantes dos grupos folclóricos foram questionadas sobre histórico do traje, cultura local, histórico do evento, turismo local e língua alemã. No baile de escolha, os quesitos beleza, simpatia, dança da candidata, dança do grupo e microfone foram avaliados pelos jurados.
O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, exaltou a importância que o Festival Internacional de Folclore representa para Nova Petrópolis e região, enaltecendo a união da comunidade na realização do maior evento cultural da Serra Gaúcha. “Um evento como o Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão não chega por acaso a 31 edições. Podemos sentir a força da cultura alemã no Município! É emocionante ver tantas pessoas engajadas e trabalhando juntas para preservar as tradições germânicas. Percebemos aqui o quanto a comunidade de Nova Petrópolis ama a cultura e fará de tudo para preservar o folclore alemão. O 46º Festival Internacional de Folclore inicia, oficialmente, dia 13 de julho, mas, já podemos sentí-lo aqui hoje, nesta noite”, disse o prefeito Lelo.
“Toda a diversidade cultural e o empenho dos nossos grupos folclóricos ficarão evidenciados durante os 17 dias de Festival Internacional de Folclore. As soberanas do Folclore Alemão têm a missão de divulgar o evento e tenho certeza que as meninas eleitas nesta noite farão isso com muita dedicação. Também parabenizo as soberanas Aline, Iasmin e Angela, que se despedem do reinado hoje. Tenham certeza de que vocês cumpriram lindamente com o papel de vocês, com muita competência, beleza e carisma. Nova Petrópolis será eternamente grata pelos belos sorrisos, cada lágrima genuína, cada discurso preciso, cada apresentação inspirada. Desejo vida longa ao Festival Internacional de Folclore, motivo de muito orgulho para Nova Petrópolis”, ressaltou o prefeito de Nova Petrópolis.
A presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP), Lediane Werner, agradeceu a presença de todos e enalteceu o trabalho conjunto realizado em prol do maior evento cultural da Serra Gaúcha. “Um agradecimento especial às Soberanas que se despedem hoje e desejos de sucesso à corte eleita nesta noite. Um reconhecimento especial, também, ao Schützenhaus Tanzgruppe pela linda trajetória”, disse Lediane. O “Grupo de Casados” recebeu uma homenagem da diretoria da AGDFA-NP pelos 25 anos de história, “vocês são exemplo para todos nós, enxergamos o nosso futuro em vocês”, enalteceram em tom de gratidão, respeito e admiração.
A Rainha e as Princesas do 45° Festival Internacional de Folclore protagonizaram uma despedida emocionante. Rainha Aline Stein, 1ª Princesa Iasmin Schmitt e 2ª Princesa Angela Sbersi relembraram momentos marcantes vividos ao longo do último ano e agradeceram seus grupos folclóricos, familiares, amigos e todas as pessoas que contribuíram para o sucesso do reinado 2017/2018.
O prefeito Regis Luiz Hahn, acompanhado pela primeira-dama, Marion Spier Hahn; o vice-prefeito Charles Paetzinger e a esposa Sandra Fernandes; secretários e adjuntos Municipais; vereadores de Nova Petrópolis; demais autoridades, lideranças e comunidade em geral marcaram presença no evento que antecede o 46º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. O 31º Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão foi uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. A animação do evento ficou por conta da Super Banda Real.
O 46º Festival Internacional de Folclore ocorre de 13 a 29 de julho de 2018, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. Mais informações: facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore; festivaldefolclore.com.br; (54) 3281-4064 ou festivaldefolclore@novapetropolis.rs.gov.br.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Grupos folclóricos da 46ª edição serão anunciados dia 18 de maio
O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, fará o anúncio oficial dos grupos folclóricos selecionados para o 46º Festival Internacional de Folclore no dia 18 de maio, a partir das 19h30min, ao vivo, na página do evento no Facebook: /FestivalInternacionaldeFolclore. Sete grupos internacionais, oito grupos nacionais, sete regionais e, aproximadamente, 20 grupos locais irão representar a diversidade que une povos no Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Acompanhe a Live e conheça os grupos selecionados.

CRÉDITOS DAS FOTOS: Margarida Neumann

Festival de Folclore Nova Petrópolis Festival de Folclore Nova Petrópolis Festival de Folclore Nova Petrópolis
Patrocínios