Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita

Acompanhe as novidades do evento

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de Julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita!

Acompanhe as novidades do evento

Festival de Folclore Notícias
15/04/2019

Andressa Haas é a Rainha do Folclore Alemão de Nova Petrópolis

Princesas Sara de Freitas e Luana Heck completam a corte

COMPARTILHAR GALERIA

FOTOS: Fotos: Jei Heydt

 

Andressa Nicoli Haas, do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, da Linha Brasil e Linha Araripe, recebeu o título de Rainha do Folclore Alemão 2019/2020. A faixa de 1ª Princesa ficou com Sara Kathieli Morschel Ribeiro de Freitas, do Böhmerlandtanzgruppe, de Linha Imperial. A 2ª Princesa é Luana Cristina Schoffen Heck, do Volkstanzgruppe Edelstein, da Fazenda Pirajá. As soberanas que representarão o 47º Festival Internacional de Folclore foram eleitas no sábado à noite, 13 de abril, no 32° Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão, realizado na Associação Cultural e Esportiva Concórdia, na Linha Imperial, em Nova Petrópolis.

Quatro representantes dos grupos que compõem a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis disputaram o título de Rainha e Princesas do Folclore Alemão 2019/2020. O júri foi composto pela Mestre e Doutora em História pela PUCRS e professora na Área de Humanidades da Universidade de Caxias do Sul, Luiza Horn Iotti; pelo gerente Executivo da Gramado e Canela Convention & Visitors Bureau e integrante do Conselho de Turismo da Região das Hortênsias, Luciano Gonçalves; pelo professor de alemão do Goethe-Institut Porto Alegre e diretor de Ensino no Goethe-Institut Porto Alegre, responsável pelos cursos e certificações internacionais de alemão nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Adrian Kissmann, e pelo historiador, colaborador do Instituto de História Regional da Universidade de Mainz, na Alemanha, e escritor, Rodrigo Trespach.

A jornada das candidatas a Soberanas do Folclore Alemão 2019/2020 teve início na tarde de sábado, 13 de abril, com a entrevista aos jurados, realizada no Parque Aldeia do Imigrante. As representantes dos grupos folclóricos foram questionadas sobre histórico do traje, cultura local, histórico do evento, turismo local e língua alemã. No baile de escolha, os quesitos beleza, simpatia, dança da candidata, dança do grupo e microfone foram avaliados pelos jurados.

Durante o seu pronunciamento, o vice-prefeito de Nova Petrópolis, Charles Paetzinger, parabenizou o trabalho realizado pelos grupos folclóricos em prol da preservação cultural de Nova Petrópolis. “O esforço e dedicação de cada um de vocês mantêm vivo o legado dos nossos antepassados. É um orgulho muito grande ver este movimento cultural na nossa Nova Petrópolis, culminando na realização do Festival Internacional de Folclore, um verdadeiro espetáculo que enche nossos corações. Parabéns à Associação dos Grupos de Danças Folclóricas e, em especial, à presidente Lediane Werner, por estar à frente deste movimento”, declarou.

“Toda esta riqueza, diversidade cultural e o empenho dos nossos grupos folclóricos ficarão evidenciados durante os 18 dias de Festival Internacional de Folclore. As soberanas do Folclore Alemão têm a missão de divulgar o evento e as meninas eleitas nesta noite farão isso com muita dedicação, tenho certeza. Também parabenizo as soberanas Morgana, Stéfani e Eduarda, que se despedem do reinado. Tenham certeza de que vocês cumpriram com a missão de vocês lindamente, muito obrigado por tudo. E sei que as soberanas eleitas hoje representarão o Festival Internacional de Folclore e Nova Petrópolis com muito zelo e dignidade”, disse o vice-prefeito Municipal. “Vida longa ao Festival Internacional de Folclore, evento que engrandece, enaltece e orgulha Nova Petrópolis”, ressaltou Paetzinger.

A presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP), Lediane Werner, agradeceu e enalteceu o trabalho conjunto realizado em prol do maior evento cultural da Serra Gaúcha e da presevação das tradições. “Um agradecimento especial às Soberanas que se despedem hoje;  Morgana, Stéfani e Eduarda, vocês foram poesia em forma de corte, muito obrigada. Também desejo muito sucesso às soberanas eleita nesta noite”, disse Lediane.

A corte 2018/2019 protagonizou uma despedida emocionante. A Rainha Morgana Neumann, do Böhmerlandtanzgruppe; 1ª Princesa, Stéfani Wiltgen Gregórius, do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, e a 2ª Princesa Eduarda Francine Weschenfelder, do Volkstanzgruppe Edelstein, despediram-se com muita gratidão e respeito. Relembraram momentos vividos ao longo do último ano e agradeceram seus grupos folclóricos, familiares, amigos e todas as pessoas que contribuíram para o sucesso do reinado.

A Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP) completa 30 anos de fundação e 25 anos de registro em 2019. Durante o 32º Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão, os ex-presidentes foram homenageados, em agradecimento e reconhecimento pelos serviços prestados em prol da preservação cultural de Nova Petrópolis e manutenção dos grupos folclóricos.

O vice-prefeito Charles Paetzinger e a esposa Sandra Fernandes; secretários e adjuntos Municipais; vereadores de Nova Petrópolis; demais autoridades, lideranças e comunidade em geral marcaram presença no evento que antecede o 47º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. O 32º Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão foi uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. A animação do evento ficou por conta da Banda Bom de Baile.

O 47º Festival Internacional de Folclore ocorre de 18 de julho a 4 de agosto de 2019, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Mais informações: (54) 3281-4064 e festivaldefolclore@novapetropolis.rs.gov.br.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Nova Petrópolis integra o Movimento Cidades Educadoras e o Festival Internacional de Folclore faz parte deste projeto.

 

CRÉDITOS DAS FOTOS: Jei Heydt