Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita

Acompanhe as novidades do evento

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de Julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita!

Acompanhe as novidades do evento

Festival de Folclore Notícias
17/07/2019

Folclore do mundo em Nova Petrópolis a partir de 18 de julho

47º Festival Internacional de Folclore reunirá 43 grupos em 18 dias de evento

COMPARTILHAR GALERIA

FOTOS: Fotos: Mauro Stoffel

 

“O Tempo da Diversidade Chegou”. O tema do 47º Festival Internacional de Folclore anuncia que culturas de diversas partes do mundo, todas unidas em uma grande festa de integração entre os povos, tomarão conta de Nova Petrópolis. O maior evento cultural da Serra Gaúcha inicia nesta quinta-feira, 18 de julho, e espera receber mais de 130 mil visitantes ao longo de 18 dias de programação.

O 47º Festival Internacional de Folclore terá início com o Acendimento da Chama Folclórica. A cerimônia será no dia 18 de julho, às 19h30min, na Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Canto Amizade, na localidade de Vila Olinda. Desde a 40ª edição, a Chama Folclórica representa a cultura, a paz e a diversidade, aquecendo corações e marcando o início das atividades do festival, que é um dos mais expressivos eventos culturais do Estado do Rio Grande do Sul.

A Abertura Oficial do 47º Festival Internacional de Folclore ocorre na sexta-feira, 19 de julho, a partir das 19h30min, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. Momento de valorização e reconhecimento àqueles que tornam real o maior evento cultural da Serra Gaúcha, a cerimônia promete muita emoção aos presentes. O espetáculo “Laços do Tempo”, encenação baseada nos 30 anos da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFNP), entidade realizadora do festival, será atração na Abertura Oficial. Aproximadamente 250 artistas contarão a história dos 30 anos da AGDFNP e os laços que ela possui com o Festival Internacional de Folclore. O espetáculo contará com intervenções teatrais e números de dança e canto, sincronizados com elementos audiovisuais e show de luzes.

Além disso, o primeiro fim de semana do evento reserva muitas atrações no Palco da Diversidade com grupos da Colômbia, Permambuco, Pará e tantos outros regionais e locais. O belíssimo Desfile de Integração; os divertidos jogos germânicos, com as provas de rachar a lenha e pregar o prego; a Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade e muitas outras atividades. As Soberanas do Folclore Alemão e anfitriãs do 47º Festival Internacional de Folclore, Rainha Andressa Haas, 1ª Princesa Sara de Freitas e 2ª Princesa Luana Heck estão prontas para receber cerca de 130 mil pessoas ao longo do evento.

O 47º Festival Internacional de Folclore receberá 43 grupos e cerca de 1.500 artistas em Nova Petrópolis. Serão sete grupos folclóricos internacionais, seis nacionais, seis regionais e 24 grupos locais. Os visitantes poderão prestigiar, gratuitamente, as culturas de cinco países: Gana, Costa Rica, Paraguai, Colômbia e Argentina; além dos Estados brasileiros do Pará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Durante os 18 dias de programação serão 200 espetáculos no palco principal, além de 20 apresentações nos palcos da comunidade em, aproximadamente, 170 horas de apresentação.

O intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais, estará presente no Acendimento da Chama Folclórica; na Abertura Oficial; na Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade e na transmissão dos históricos dos grupos folclóricos antes de cada apresentação no Palco da Diversidade.

Gastronomia e Artesanato:

Durante os 18 dias do Festival Internacional de Folclore ocorre, também, a tradicional Feira da Diversidade, junto à Praça das Flores, apresentando 25 estandes com produtos artesanais vindos das mais diversas nacionalidades. A Feira da Diversidade ocorre diariamente, das 9h às 21h. A gastronomia também estará presente com uma Praça de Alimentação integrada ao evento, diariamente, das 9h às 21h. Serão quatro estandes de alimentação, cinco food trucks e duas estações de bebidas, permitindo aproveitar todas as delícias gastronômicas e os espetáculos simultaneamente.

Festival de Teatro, Dança e Música da ARPA:

A Associação Riograndense de Professores de Alemão (ARPA), com o apoio da Prefeitura Municipal, promove o Festival de Teatro, Dança e Música da ARPA durante o 47º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Será no dia 19 de julho, a partir das 13h30min, no palco da Rua Coberta. A atividade reunirá cerca de 120 alunos de 14 escolas vindas de Porto Alegre, Região da Serra e Feliz. O festival, não competitivo, é realizado em Língua Alemã e reúne três categorias:  I - até 5º Ano, II – 6º ao 9º Anos e III – Médio.

Welt Bier Fest - Festa das Cervejas do Mundo:

O 4º Welt Bier Fest – Festa das Cervejas do Mundo – ocorre no dia 20 de julho, a partir das 19h, na Sociedade da Linha Brasil, em Nova Petrópolis. O evento é realizado durante o Festival Internacional de Folclore e enaltece a diversidade cultural presente na cidade neste período.  O Welt Bier Fest apresenta a cultura cervejeira no mundo em sintonia com o maior evento cultural da Serra Gaúcha, proporcionando apresentações folclóricas germânicas, brasileiras e de diversas outras culturas. O Welt Bier Fest é uma realização do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein.

O 47º Festival Internacional de Folclore ocorre de 18 de julho a 4 de agosto de 2019, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Patrocinadores: Cooperativa Piá, Dakota, Sicredi, Coopershoes, Banrisul, Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, Suibom, Casa Cooperativa, Mercados Brombatti, Cervejaria Edelbrau e Rota Romântica. Apoiadores: PD Eventos, Hotel Jardins da Colina e Imobrás. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo e Fundo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Para mais notícias do 47º Festival Internacional de Folclore Nova Petrópolis acesse os sites: www.festivalinternacionaldefolclore.com.br e o oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Nas páginas oficiais do facebook do Festival Internacional de Folclore, facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore e da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos do evento. Compartilhe momentos de diversidade utilizando #47FIFNP. Siga o Instagram @prefeituranovapetropolis. Nova Petrópolis integra o Movimento Cidades Educadoras e o Festival Internacional de Folclore faz parte deste projeto.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Mauro Stoffel