Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita

Acompanhe as novidades do evento

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de Julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita!

Acompanhe as novidades do evento

Festival de Folclore Notícias
20/07/2019

“Laços do Tempo” abre oficialmente o 47º Festival Internacional de Folclore

Cerimônia de Abertura Oficial reuniu autoridades e expressivo público em Nova Petrópolis

COMPARTILHAR GALERIA

FOTOS: Fotos: Mauro Stoffel

 

O maior evento cultural da Serra Gaúcha foi oficialmente aberto nesta sexta-feira, 19 de julho, em Nova Petrópolis. O 47º Festival Internacional de Folclore teve início com expressivo público na Rua Coberta e Praça das Flores. O espetáculo “Laços do Tempo” emociou ao revelar a alma dos protagonistas e convidar à reflexão sobre os sonhos.

A encenação foi uma homenagem aos 30 anos da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFNP), entidade realizadora do evento. O espetáculo reuniu, aproximadamente, 250 artistas no Palco da Diversidade. “Laços do Tempo” revelou a alma, expôs gerações, lembrou dos sonhos e convidou à reflexão sobre a condução da vida e do tempo.

“Criar o roteiro e dirigir este espetáculo foi um grande desafio. Jamais reunimos tantos folcloristas no mesmo palco. As crianças brilharam e convidaram para refletirmos sobre os sonhos que tínhamos e sobre quem nos tornamos ao longo do tempo”, enaltece o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto e coordenador geral do 47º Festival Internacional de Folclore, Paulo Cesar Soares.

Ao longo de quase uma hora de emoção, o espetáculo “Laços do Tempo” uniu canto, dança e teatro, sincronizados com meios audiovisuais e show de luzes. Explorou escudos como elementos representativos dos sete grupos que compõem a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP), do CTG Pousada da Serra, do Município, da AGDFA-NP, do Festival Internacional de Folclore e da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares.

“A sutileza dos reflexos construídos a partir de elementos que remetiam a espelhos revelaram todas as versões de um sonho de infância, o impacto do tempo sobre nossas vidas e o encontro com a própria alma. “Laços do Tempo” é um espetáculo emocionante, que foca no elemento humano e na essência da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas de Nova Petrópolis”, disse Soares ao convidar para a próxima exibição, que ocorrerá no encerramento do Festival Internacional de Folclore, dia 4 de agosto, às 19h, na Rua Coberta.

 

Autoridades presentes na Cerimônia Oficial de Abertura

A Abertura Oficial do 47º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis foi um momento de valorização e reconhecimento àqueles que tornam real o maior evento cultural da Serra Gaúcha. A solenidade contou com a presença de autoridades, folcloristas, público e comunidade.

Pilchado a rigor, o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, declarou o orgulho ao sediar o 47º Festival Internacional de Folclore e enalteceu o profundo  envolvimento de tantas pessoas para garantir o sucesso deste evento. Ao finalizar seu pronunciamento, o prefeito Lelo fez uma declamação, afirmando que a cultura tradicionalista também tem seu espaço na cidade mais germânica da Rota Romântica.

O deputado Estadual, Elton Weber, que representou o presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara, enfatizou a importância que o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis representa para o Estado, Brasil e mundo. Weber disse que, ao longo dos 18 dias do evento, Nova Petrópolis estará ainda mais linda e colorida.

O presidente do Conselho Estadual de Cultura e representante da Comissão Nacional de Folclore – Folclore Gaúcho, Ivo Benfatto, destacou a importância da manutenção da cultura, da tradição e do folclore. Benfatto discorreu sobre o orgulho de ser gaúcho e de ver, em Nova Petrópolis, tão importante evento folclórico.

A presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, Lediane Werner, destacou os 30 Anos da entidade e, em tom de gratidão, fez referência a todos que construíram esta história.

O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, enalteceu o esforço conjunto praticado por servidores, folcloristas e voluntários para conferir excelência ao maior evento cultural da Serra Gaúcha.

As Soberanas do Folclore Alemão e anfitriãs do 47º Festival Internacional de Folclore, Rainha Andressa Haas, 1ª Princesa Sara de Freitas e 2ª Princesa Luana Heck, reforçaram o convite para que todos venham prestigiar o evento até 4 de agosto, na Rua Coberta e Praça das Flores.

A solenidade oficial de abertura contou ainda com a presença da primeira-dama, Marion Spier Hahn; do vice-prefeito Charles Paetzinger e sua esposa Sandra Fernandes; do vice-prefeito de Linha Nova, Cristiano Nienow; do vice-prefeito de Picada Café em Exercício, Luciano Klein; do conselheiro do Conselho Estadual de Cultura, Plínio Môsca; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Daniel Michaelsen; do secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches; do secretário de Turismo, Cultura e Desporto de São Francisco de Paula, Rafael Costa; da diretora social da  IOV Secção Brasil, Morgana Neumann; do presidente da Associação Rota Romântica, Cláudio Weber;  do presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis, Marcos Alexandre Streck; do presidente da Casa Cooperativa, Mário Konzen; das Soberanas da Festa do Figo e do Kerb im Tannenwald, e demais autoridades presentes.

O 47º Festival Internacional de Folclore prossegue até 4 de agosto, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Patrocinadores: Cooperativa Piá, Dakota, Sicredi, Coopershoes, Banrisul, Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, Suibom, Casa Cooperativa, Mercados Brombatti, Cervejaria Edelbrau e Rota Romântica. Apoiadores: PD Eventos, Hotel Jardins da Colina e Imobrás. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo e Fundo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Para mais notícias do 47º Festival Internacional de Folclore Nova Petrópolis acesse os sites: www.festivalinternacionaldefolclore.com.br e o oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Nas páginas oficiais do facebook do Festival Internacional de Folclore, facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore e da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos do evento. Compartilhe momentos de diversidade utilizando #47FIFNP. Siga o Instagram @prefeituranovapetropolis. Nova Petrópolis integra o Movimento Cidades Educadoras e o Festival Internacional de Folclore faz parte deste projeto.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Mauro Stoffel