Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita

Acompanhe as novidades do evento

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de Julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita!

Acompanhe as novidades do evento

Festival de Folclore Notícias
22/07/2019

Fim de semana de folclore e diversidade em Nova Petrópolis

Festival Internacional de Folclore iniciou em grande estilo

COMPARTILHAR GALERIA

FOTOS: Fotos: Mauro Stoffel

 

Grupos folclóricos da Colômbia, Pará, Pernambuco, Ijuí, Campina das Missões e Nova Petrópolis brilharam no Palco da Diversidade do 47º Festival Internacional de Folclore nos dias 20 e 21 de julho. O público aproveitou o clima agradável no inverno da Serra Gaúcha para assistir as apresentações folclóricas, o Desfile de Integração, a Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade, os jogos germânicos e muito mais neste sábado e domingo.

No sábado, 20 de julho, as diferentes etnias presentes no maior evento cultural da Serra Gaúcha participaram do primeiro Desfile de Integração desta edição. Distintas culturas desfilaram suas cores, ritmos, credos, expressões e movimentos pela Avenida 15 de Novembro. O público não poupou aplausos às evoluções artísticas apresentadas pelos folcloristas ao longo do trajeto.

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn e sua esposa Marion Spier Hahn; o vice-prefeito Charles Paetzinger e sua esposa Sandra Fernandes; o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz; o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt; a presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Lediane Werner; a 1ª Prenda da 27ª Região Tradicionalista, Rafaela Rüchel e vereadores conduziram o Desfile de Integração. O próximo ocorre no domingo, 4 de agosto, às 15h, na Avenida 15 de Novembro.

O 47º Festival Internacional de Folclore também teve momentos de reflexão e inclusão, com a presença do intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais, Lenon Tarragô, na programação deste domingo, 21 de julho. Grupos locais e visitantes trouxeram mensagens de paz, amor e esperança aos participantes durante a Celebração da Paz, da Vida e da Diversidade, realizada no palco da Rua Coberta. Ao final, integrantes de grupos folclóricos entregaram mudas de plantas ao público que acompanhou este momento de respeito, tolerância e diversidade. A próxima Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade ocorre no dia 4 de agosto, domingo, às 10h, na Rua Coberta.

As apresentações de danças folclóricas, que enfeitam o Palco da Diversidade com cores, ritmos, danças e cultura, prosseguem ao longo de toda a semana, com programações diárias e gratuitas. As Soberanas do Folclore Alemão e anfitriãs do 47º Festival Internacional de Folclore, Rainha Andressa Haas, 1ª Princesa Sara de Freitas e 2ª Princesa Luana Heck, esperam a todos no evento.

Durante os 18 dias do Festival Internacional de Folclore ocorre, também, a tradicional Feira da Diversidade, junto à Praça das Flores, apresentando 25 estandes com produtos artesanais vindos das mais diversas nacionalidades. A Feira da Diversidade ocorre diariamente, das 9h às 21h. A gastronomia também está presente com uma Praça de Alimentação integrada ao evento, diariamente, das 9h às 21h. São quatro estandes de alimentação, cinco food trucks e duas estações de bebidas, permitindo aproveitar todas as delícias gastronômicas e os espetáculos simultaneamente.

Jogos Germânicos

Os jogos germânicos retratam costumes e atividades do passado em uma bonita confraternização entre os grupos folclóricos de diferentes localidades e o CTG. Sábado e domingo, 20 e 21 de julho, ocorreram os jogos germânicos nas modalidades rachar a lenha e pregar o prego.

No sábado, 20, o público se divertiu ao assistir as competições de rachar a lenha. Linha Brasil ficou em 1º lugar; Vila Olinda obteve a 2ª colocação e Fazenda Pirajá ficou em 3º. Domingo, 21 de julho, pregar o prego foi a modalidade dos Jogos Germânicos disputada na 47ª edição. Vila Olinda ficou em 1º lugar; Linha Brasil obteve a 2ª colocação e Fazenda Pirajá alcançou o 3º lugar.

Chopp em metro, debulhar milho, arremesso de chopp e circuito de tamanco serão as próximas modalidades dos Jogos Germânicos disputadas no Festival Internacional de Folclore. As provas serão realizadas nos dias 27 e 28 de julho e 3 e 4 de agosto.

 O 47º Festival Internacional de Folclore prossegue até 4 de agosto, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Patrocinadores: Cooperativa Piá, Dakota, Sicredi, Coopershoes, Banrisul, Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, Suibom, Casa Cooperativa, Mercados Brombatti, Cervejaria Edelbrau e Rota Romântica. Apoiadores: PD Eventos, Hotel Jardins da Colina e Imobrás. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo e Fundo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Para mais notícias do 47º Festival Internacional de Folclore Nova Petrópolis acesse os sites: www.festivalinternacionaldefolclore.com.br e o oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Nas páginas oficiais do facebook do Festival Internacional de Folclore, facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore e da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos do evento. Compartilhe momentos de diversidade utilizando #47FIFNP. Siga o Instagram @prefeituranovapetropolis. Nova Petrópolis integra o Movimento Cidades Educadoras e o Festival Internacional de Folclore faz parte deste projeto.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Mauro Stoffel