Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita

Acompanhe as novidades do evento

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de Julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita!

Acompanhe as novidades do evento

Festival de Folclore Notícias
17/04/2020

Festival Internacional de Foclore de Nova Petrópolis é cancelado

Edição 2020 do evento cultural seria realizada de 16 de julho a 2 de agosto

COMPARTILHAR GALERIA

O 48º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, programado para ocorrer de 16 de julho a 2 de agosto na Rua Coberta, foi cancelado devido à  pandemia causada pelo novo coronavírus - COVID-19. O cancelamento do evento cultural, que reuniria mais de 40 grupos folclóricos do Brasil e de diversos países do mundo, foi oficializado no dia 17 de abril pelo prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, que assinou o Decreto 073/2020 determinando o cancelamento do festival.

A não realização do festival foi discutida em reuniões com a participação do Departamento Municipal de Cultura, Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP), Conselho Municipal de Políticas Públicas e Culturais de Nova Petrópolis, Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e Conselho Municipal de Saúde. A decisão pelo cancelamento do evento e de todas as atividades ligadas a ele, como o 33º Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão 2020/2021, foi unânime.

Entre os motivos que pautaram a decisão, destacam-se as seguintes: expectativa de público superior a 100 mil pessoas; participação de, aproximadamente, 500 artistas vindos de diversos países e cidades brasileiras; realização de atividades que incitam a aglomeração de pessoas; participação de grande número de expositores na Feira da Diversidade e Praça de Alimentação; evento realizado no inverno, período no qual existe a tendência de aumento na incidêndia de síndromes gripais e internações hospitalares; Decretos Estadual e Municipal em vigência, que possuem regras de distanciamento social.

“É com muita tristeza que anunciamos o cancelamento do 48º Festival Internacional de Folclore. Este ano o evento teria um sabor especial, pois  comemoraríamos o título de Cidade Internacional do Folclore IOV-Brasil, conferido a Nova Petrópolis este ano. Porém, vivemos uma situação inesperada, que exige um esforço coletivo voltado para a preservação da vida humana. Este ano o festival não será realizado, mas a chama do folclore que arde em cada um de nós jamais se apagará e vamos encontrar maneiras de celebrar o festival, mesmo distantes”, destacou o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Paulo Cesar Soares.

Para a presidente da AGDFA-NP, entidade que organiza o Festival Internacional de Folclore em parceria com a Prefeitura de Nova Petrópolis, o cancelamento do evento é um sacrifício necessário por conta do momento que o mundo está passando. “Essa pandemia exige que tomemos atitudes que nos causam tristeza. Sabemos que os grupos folclóricos e a comunidade de Nova Petrópolis ficarão arrasados com essa notícia, porém, precisamos pensar que não há ensaios desde março deste ano, quando o primeiro Decreto Municipal foi publicado. Esperamos nesse momento contar com o apoio dos nossos grupos, que sempre demonstraram que com união tudo é possível e que o Festival Internacional de Folclore virá ainda mais emocionante e com o gostinho especial de que superamos um momento único na história do evento”, destacou.

Mais informações pelo fone (54) 3281-4064 e e-mail festivaldefolclore@novapetropolis.rs.gov.br. Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.