Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita

Acompanhe as novidades do evento

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de Julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita!

Acompanhe as novidades do evento

Festival de Folclore Notícias
18/07/2022

Nova Petrópolis tem atrações de segunda a sexta-feira durante o Festival Internacional de Folclore

Chegada dos grupos do Chile, Colômbia e Argentina e Noite Cultural inédita em Picada Café são destaques da semana

COMPARTILHAR GALERIA

FOTOS: FOTOS: Mauro Stoffel

 

    Com atrações de segunda a sexta-feira, o 49° Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis leva a diversidade cultural para além dos palcos. Oficinas, noites culturais, visitas dos grupos folclóricos a empresas e apresentações na Rua Coberta integram a programação do evento durante a semana, com destaque para a chegada de grupos internacionais do Chile, Colômbia e Argentina e a Noite Cultural inédita em Picada Café.

De 18 a 22 de julho, o Palco da Diversidade na Rua Coberta recebe apresentações das 11h às 14h e das 17 às 20h. Durante a semana, novos grupos chegam ao evento para se apresentar no Palco da Diversidade e encantar o público. Na terça-feira, 19, o Ballet Ucraniano Roksolana, da Argentina, retorna para o evento e faz sua primeira apresentação às 12h30. O grupo da Colômbia, Agrupación Folclórica Aires de Siecha, sobe ao palco às 17h45, no dia 20. Na quinta-feira, 21 de julho, o grupo Takina I te Ahi, do Chile, traz novamente a cultura Rapanui ao palco às 12h30.

Muito além da dança, o Festival Internacional de Folclore proporciona trocas culturais durante as oficinas Mãos e Panelas da Diversidade. Na terça-feira, 19, o Grupo Parafolclórico Vaiangá irá ensinar a culinária  paraense durante as Panelas da Diversidade. E na quinta-feira, 21 de julho, Gaudêncio Terra irá coordenar a oficina para ensinar a receita de arroz de carreteiro. Todas as oficinas são gratuitas e ocorrem às 15h, no Espaço Mais Cultura “Professor Renato Urbano Seibt”.

Na quarta-feira, 20 de julho, os grupos que participam do Festival se encontram na Praça das Flores para os Jogos da Diversidade. O público pode assistir a competição entre os visitantes a partir das 15h. 

A diversidade cultural vai além dos palcos e ao encontro da comunidade com as Noites Culturais. Na primeira semana do evento as localidades de Linha Araripe, Linha Temerária e Fazenda Pirajá recebem grupos folclóricos nas suas sociedades para apresentações nos dias 19, 21 e 22 de julho. Em 2022, o evento ultrapassa os limites da cidade e promove uma Noite Cultural inédita em Picada Café nesta terça-feira, 19 de julho, às 19h, na Sociedade Aliança. 

Os trabalhadores também têm acesso ao evento com a visita dos grupos folclóricos às empresas. O Grupo Parafolclórico Vaiangá, do Pará, e o Ballet Ucraniano Roksolana, da Argentina, farão apresentações na Dakota Calçados e na Coopershoes nos dias 19, 21 e 22 de julho. 

Para promover a integração entre os grupos que participam da 49ª edição do evento, a organização promove a oficina Passos da Diversidade, na quarta-feira, 20 de julho, no Centro de Eventos. O momento exclusivo para integrantes dos grupos é direcionado para a troca cultural entre os grupos locais e visitantes.

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Conta com patrocínio de Sicredi Pioneira, Cooperativa Piá, Dakota, Fortbrain Alimentos, Gula Alimentos, Banrisul, Suibom, Energias da Natureza, Armani Têxtil, Box Print, Cervejaria Edelbrau, Ecosul Energia Solar e Traum Cervejaria. Apoio: Ave Serra, Coopershoes, Esculturas Parque Pedras do Silêncio, RBT Internet, Parque Aldeia do Imigrante e PD Eventos. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br e @festivaldefolclorenp.

 

 

 

 

FONTE: TEXTO: TRIO Comunicação Integrada