Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita

Acompanhe as novidades do evento

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de Julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita!

Acompanhe as novidades do evento

Festival de Folclore Notícias
03/06/2019

Soberanas do Folclore Alemão de Nova Petrópolis recebem trajes oficiais

Rainha e Princesas do Folclore Alemão recebem os trajes como prêmio pela conquista do título

COMPARTILHAR GALERIA

FOTOS: Adriana Monteiro Arrial | Comunicação PMNP

 

A Rainha do Folclore Alemão, Andressa Haas; a 1ª Princesa, Sara de Freitas e a 2ª Princesa, Luana Heck, apresentaram os trajes oficiais para o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, nesta sexta-feira, 31 de maio. O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz; o adjunto da pasta, Paulo Cesar Soares; a diretora do Departamento de Cultura, Ana Paula Weber; a presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP), Lediane Werner e a equipe da Trachtenhaus participaram do momento no Gabinete Oficial.

A Rainha e Princesas do Folclore Alemão recebem os trajes como prêmio pela conquista do título. A riqueza dos trajes podem ser conferidos em todas as peças das vestimentas, com detalhes feitos à mão e com muito empenho, pela equipe da Trachtenhaus que trabalhou na confecção das vestimentas oficiais escolhidas pela corte desde o Baile de Escolha das Soberanas, realizado dia 13 de abril.

O traje da Rainha do Folclore Alemão, Andressa Haas, é bávaro, da Região de Ochsenfurt. Rico em detalhes, com bordados à mão, representa a riqueza e a alegria. “Escolher um traje que traduza nossa personalidade e desejos não é tarefa fácil. Dentro do mundo dos trajes, com tantas opções e cores, optei por aquele que, pela riqueza de detalhes, não sairia da minha cabeça. A opção pelas cores preta, dourada e com detalhes em vermelho é uma escolha particular, pois as considero nobres para um traje de soberana”, destaca a Rainha Andressa.

A 1ª Princesa Sara de Freitas dedidiu por um traje da cidade de Kreis Lübbecke, na Renânia do Norte, do Estado da Westfália. As longas fitas e bordados representam a riqueza da vestimenta que era utilizada pela nobreza em ocasiões especiais. A soberana elegeu este traje para “enaltecer os feitos e conquistas dos antepassados. As cores foram escolhidas para relembrar a primeira visão da nova pátria e os trabalhos manuais que podem ser vistos nos detalhes de cada peça”.

O traje da 2ª Princesa Luana Heck é um Bávaro autêntico usado desde meados do século XVll, na Baviera. As correntes e as gregas prateadas enaltecem esta vestimenta festiva que é considerada um traje de gala. “O encantamento pela beleza e exuberância do traje foram decisivos para a escolha deste traje que representa um sinal de respeito, resgate e preservação da cultura deixada por nossos antepassados”, ressalta Luana.

O 47º Festival Internacional de Folclore ocorre de 18 de julho a 4 de agosto de 2019, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Mais informações: (54) 3281-4064 e festivaldefolclore@novapetropolis.rs.gov.br.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Nova Petrópolis integra o Movimento Cidades Educadoras e o Festival Internacional de Folclore faz parte deste projeto.

 

Fotos: Adriana Monteiro Arrial | Comunicação PMNP

LEGENDAS

0160 – Detalhes dos trajes feitos à mão

0167 – Entrega dos trajes ocorreu no Gabinete com autoridades

0189 e 0194 – Corte com trajes oficiais

0200 – Rainha Andressa Haas com o traje escolhido

0213 – 1ª Princesa Sara de Freitas com o traje escolhido

0226 – 2º Princesa Luana Heck com o traje escolhido

FONTE: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Petrópolis