Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita

Acompanhe as novidades do evento

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de Julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita!

Acompanhe as novidades do evento

Festival de Folclore Notícias
25/06/2019

Emoção no lançamento do 47º Festival Internacional de Folclore

Nova Petrópolis é a cidade da diversidade cultural de 18 de julho a 4 de agosto

COMPARTILHAR GALERIA

FOTOS: Fotos: Mauro Stoffel

 

Nova Petrópolis, Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo, está empenhada nos preparativos para o maior evento cultural da Serra Gaúcha. O 47º Festival Internacional de Folclore será realizado de 18 de julho a 4 de agosto de 2019. Durante 18 dias, Nova Petrópolis será o reduto de culturas de diversas partes do mundo, todas unidas em uma grande festa de integração entre os povos. Como defende o tema da 47ª edição, “O Tempo da Diversidade Chegou”.

O lançamento oficial da 47ª edição ocorreu nesta segunda-feira, 24 de junho, no Hotel Jardins da Colina. Autoridades, imprensa e convidados conheceram as principais novidades do evento e se emocionaram com um importante diferencial que o Festival Internacional de Folclore terá em 2019, um intérprete de Libras.

“A diversidade é o que nos une” é o lema do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Neste evento, as diferenças é o que tornam todos iguais e a inclusão aproxima os povos. Na 47ª edição do maior evento cultural da Serra Gaúcha, haverá um intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais. O intérprete estará presente nos principais momentos do evento: lançamento oficial; abertura oficial; Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade; encerramento do Festival Internacional de Folclore e na transmissão dos históricos dos grupos folclóricos antes de cada apresentação no Palco da Diversidade.

O prefeito Regis Luiz Hahn vibrou com a novidade das Libras no evento e não escondeu a emoção com a presença do intérprete Lenon Tarragô no lançamento oficial. “Sempre que pudermos promover a inclusão, vou me emocionar, pois, estaremos fazendo a diferença na vida das pessoas que forem beneficiadas por este cuidado e atenção”, declarou ao enaltecer o grande envolvimento do Poder Público Municipal para o sucesso do Festival Internacional de Folclore.

Para a edição de 2019, o Festival Internacional de Folclore contará com sete grupos folclóricos internacionais, seis nacionais, seis regionais e 24 grupos locais confirmados. Todos irão se apresentar na Rua Coberta, localizada na Praça das Flores, um dos atrativos mais encantadores da Serra Gaúcha. Os visitantes do evento terão a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, as culturas de cinco países: Polônia, Gana, Costa Rica, Colômbia e Argentina; além dos Estados brasileiros do Pará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.

O deputado Estadual, Elton Weber, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara, enalteceu a importância cultural do evento. “O Festival Internacional de Folclore não pertence mais a Nova Petrópolis, nem ao Rio Grande do Sul, nem ao Brasil, este evento é do mundo”, disse.

Além das apresentações de danças folclóricas, que enfeitarão o palco do evento com cores, ritmos, danças e cultura; o 47º Festival Internacional de Folclore contará ainda com o Acendimento da Chama Folclórica; os Desfiles de Integração; o Baile Infantil; os tradicionais Jogos Germânicos, tais como, rachar lenha, pregar prego, chopp em metro, debulhar milho, arremesso de chopp e circuito de tamanco; as Noites Culturais, que levam a diversidade do festival às mais distantes localidades do Município; as Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade; o espetáculo “Laços do Tempo”; entre outras atrações.

As Soberanas do Folclore Alemão e anfitriãs da 47ª edição, Rainha Andressa Haas, 1ª Princesa Sara de Freitas e 2ª Princesa Luana Heck, enfatizaram o orgulho em representar o maior evento cultural da Serra Gaúcha. Convidaram a todos para viajar no tempo, para reviver as emoções, para inspirar o presente com a energia dos grupos folclóricos e encher a bagagem com os melhores sentimentos que o Festival Internacional de Folclore pode proporcionar. Afinal, “O Tempo da Diversidade Chegou”.

Em 2019, na abertura e encerramento do Festival Internacional de Folclore, o público assistirá “Laços do Tempo”, uma obra em homenagem aos 30 anos da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis. Um espetáculo emocionante, que reunirá canto, dança e teatro; que focará no elemento humano, na essência da associação. Não espere assistir um espetáculo de história comum e linear. Enquanto o coração do folclorista se encher de orgulho, o Festival Internacional de Folclore e seus folcloristas serão eternos. Neste ano, você ficará frente a frente com todas as suas versões. Prepare-se para ver sua alma!

A presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Lediane Werner, definiu como felicidade o sentimento de envolvimento, especialmente, das pessoas que escrevem os 30 anos da associação e as 47 edições do festival. “Tenho certeza de que ainda haverá muitos anos e muirtas edições a serem comemoradas. Vida longa à associação e ao evento”, concluiu.

Outra novidade na 47ª edição, a Pernada Folclórica reunirá representantes de grupos folclóricos, devidamente trajados, que irão protagonizar um Sprint de solidariedade durante o Festival Internacional de Folclore. Programação inédita, a Pernada Folclórica pretende agregar diversão aos participantes e público e propagar o bem. Por meio de apostas em palpites de pódio, a Pernada Folclórica beneficiará duas entidades de Nova Petrópolis, o Corpo de Bombeiros Voluntários e a Associação Focinho Amigo.

Durante os 18 dias do Festival Internacional de Folclore ocorre, também, a tradicional Feira da Diversidade, junto à Praça das Flores, apresentando 25 estandes com produtos artesanais vindos das mais diversas nacionalidades. A Feira da Diversidade ocorre diariamente, das 9h às 21h. A gastronomia também estará presente com uma Praça de Alimentação integrada ao evento, diariamente, das 9h às 21h. Serão três estandes de alimentação, cinco food trucks e duas estações de bebidas, permitindo aproveitar todas as delícias gastronômicas e os espetáculos simultaneamente.

O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, destacou o trabalho conjunto, a força cooperativa e o esforço da comunidade para manter vivo o legado que orgulha Nova Petrópolis. O secretário adjunto da pasta, Paulo Cesar Soares, apresentou a campanha da 47ª edição e destacou o espetáculo “Laços do Tempo”, que promete emocionar a todos.

Nova Petrópolis se prepara para mostrar toda sua força cultural, em harmonia com culturas do mundo todo, em um grande evento de integração. Com o tema “A diversidade é o que nos une”, a cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo está pronta para receber cerca de 1.500 dançarinos, músicos, artesãos e apreciadores das culturas de todos os povos em 18 dias de intensa programação. A comissão organizadora espera receber mais de 130 mil pessoas ao longo do evento.

O 47º Festival Internacional de Folclore ocorre de 18 de julho a 4 de agosto de 2019, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Patrocinadores: Cooperativa Piá, Dakota, Sicredi, Coopershoes, Banrisul, Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, Suibom, Casa Cooperativa, Mercados Brombatti, Cervejaria Edelbrau e Rota Romântica. Apoiadores: PD Eventos, Hotel Jardins da Colina e Imobrás. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo e Fundo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Para mais notícias do 47º Festival Internacional de Folclore Nova Petrópolis acesse os sites: www.festivalinternacionaldefolclore.com.br e o oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Nas páginas oficiais do facebook do Festival Internacional de Folclore, facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore e da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos do evento. Compartilhe momentos de diversidade utilizando #47FIFNP. Siga o Instagram @prefeituranovapetropolis. Nova Petrópolis integra o Movimento Cidades Educadoras e o Festival Internacional de Folclore faz parte deste projeto.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Mauro Stoffel