Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:
Logotipo
Rainhas O tempo da diversidade chegou

Aguarde nova data

O tempo da diversidade chegou

Aguarde nova data

Rainhas
Festival de Folclore Notícias
19/07/2019

Acendimento da Chama Folclórica dá início ao 47º Festival Internacional de Folclore

Cerimônia de Abertura Oficial será realizada nesta sexta-feira, 19 de julho, na Rua Coberta

COMPARTILHAR GALERIA

 

O 47º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis teve início nesta quinta-feira, 18 de julho, com o Acendimento da Chama Folclórica. A cerimônia ocorreu na Sociedade Canto Amizade, na Vila Olinda, localidade sede do Volkstanzgruppe Freundschaftskreis. Até 4 de agosto, a Chama Folclórica seguirá aquecendo os corações durante o festival, um dos mais expressivos eventos culturais do Rio Grande do Sul.

Desde a 40ª edição do Festival Internacional de Folclore, a Chama Folclórica representa a cultura, a paz e a diversidade, aquecendo corações e marcando o início das atividades do festival. A Chama Folclórica da 47ª edição do maior evento cultural da Serra Gaúcha foi acesa pelos fundadores do grupo folclórico Freundschaftskreis, Yedda Leão Michaelsen e Jorge Michaelsen.

A Chama Folclórica foi acesa em meio a um resgate dos 27 anos do Volkstanzgruppe Freundschaftskreis. A primeira dança, a escolha do nome para o grupo, o canto coral, a parceria com o Grupo de Libras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Loeser, o firme propósito de manter o legado deixado pelo casal Yedda e Jorge ao fundarem o grupo folclórico e a missão de proteger e propagar a cultura germânica.

“Tivemos a iniciativa de fundar o Volkstanzgruppe Freundschaftskreis e nos orgulhamos muito de ver que o grupo evoluiu por força própria. Vermos dançarinos que estão desde o primeiro ensaio até hoje é motivo de muita alegria e a certeza de que esta identidade cultural não se perderá. Esta consciência cultural é muito importante, é necessário preservar”, declarou Jorge Michaelsen. O casal também agradeceu a oportunidade de acender a Chama Folclórica que dá início ao 47º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.

O prefeito Municipal, Regis Luiz Hahn, agradeceu o engajamento de todos os envolvidos na realização do evento. “A Chama Folclórica permanece nos nossos corações ao longo do ano. Acendê-la marca o início de um dos períodos mais esperados em Nova Petrópolis, o Festival Internacional de Folclore. A partir de agora a diversidade é o que nos une”, declarou o prefeito ao desejar vida longa ao Festival.

As Soberanas do Folclore Alemão e anfitriãs do 47º Festival Internacional de Folclore, Rainha Andressa Haas, 1ª Princesa Sara de Freitas e 2ª Princesa Luana Heck, reforçaram o convite para que todos prestigiem a linda viagem no tempo que evento proporciona. “Venham encher seus corações e suas bagagens com as experiências que o nosso festival propicia. Esperamos a todos, pois, o tempo da diversidade chegou”, disseram.

A Chama Folclórica permanece sob a vigília do Volkstanzgruppe Freundschaftskreis até a noite desta sexta-feira, 19 de julho, quando será levada para o solenidade de Abertura Oficial do 47º Festival Internacional de Folclore, que ocorre às 19h30min, na Rua Coberta.

A Abertura Oficial será momento de valorização e reconhecimento àqueles que tornam real o maior evento cultural da Serra Gaúcha e promete muita emoção aos presentes. O espetáculo “Laços do Tempo”, encenação baseada nos 30 anos da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFNP), entidade realizadora do festival, será atração na Abertura Oficial. Aproximadamente 250 artistas contarão a história dos 30 anos da AGDFNP e os laços que ela possui com o Festival Internacional de Folclore. O espetáculo contará com intervenções teatrais e números de dança e canto, sincronizados com elementos audiovisuais e show de luzes.

O 47º Festival Internacional de Folclore ocorre de 18 de julho a 4 de agosto de 2019, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Patrocinadores: Cooperativa Piá, Dakota, Sicredi, Coopershoes, Banrisul, Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, Suibom, Casa Cooperativa, Mercados Brombatti, Cervejaria Edelbrau e Rota Romântica. Apoiadores: PD Eventos, Hotel Jardins da Colina e Imobrás. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo e Fundo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Para mais notícias do 47º Festival Internacional de Folclore Nova Petrópolis acesse os sites: www.festivalinternacionaldefolclore.com.br e o oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Nas páginas oficiais do facebook do Festival Internacional de Folclore, facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore e da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos do evento. Compartilhe momentos de diversidade utilizando #47FIFNP. Siga o Instagram @prefeituranovapetropolis. Nova Petrópolis integra o Movimento Cidades Educadoras e o Festival Internacional de Folclore faz parte deste projeto.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Mauro Stoffel