Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita

Acompanhe as novidades do evento

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de Julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita!

Acompanhe as novidades do evento

Festival de Folclore Notícias
26/07/2019

Grupo folclórico de Pernambuco se apresenta com adereços artesanais no Festival Internacional de Folclore

Tiaras e peneiras confeccionados pelos integrantes foram utilizados no Palco da Diversidade

COMPARTILHAR GALERIA

FOTOS: Mauro Stoffel

O Grupo de Dança e Expressão Popular e Expressão Popular Flor e Barro, de Pernambuco, se apresentou no 47º Festival Internacional de Nova Petrópolis com adereços feitos à mão por integrantes do grupo. Os adornos, usados pelos folcloristas em danças como o carimbó, foram confeccionados seguindo as características originais do folclore nordestino, com o intuito de preservar a autenticidade da cultura da região. As tiaras, adornadas com flores e frutas ornamentais e as peneiras, preenchidas com réplicas de itens da famosa Feira de Caruaru, complementam os trajes utilizados pelos dançarinos, que foram desenhados pelos componentes do grupo pernambucano.

         O coordenador do Grupo de Dança e Expressão Popular Flor e Barro, Jailton Oliveira, de 60 anos, explica que os adereços fazem parte da proposta do grupo de preservar o folclore autêntico. “O Flor e Barro foi criado com o objetivo de propagar os diversos aspectos da cultura nordestina em sua forma original. Criamos nossos adereços e desenhamos nossas vestimentas seguindo as tradições, esse é o nosso diferencial” explicou o coordenador, que também manifestou o desejo de retornar ao Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis o mais breve possível.

         A integrante Josy Silva, de 50 anos, destaca que as tiaras e peneiras personalizadas, além de terem um significado, possuem um custo de produção bem mais em conta. “Procuramos trazer características do nosso folclore nas peças que produzimos. Um exemplo são os itens que enfeitam as peneiras, que simbolizam as mercadorias vendidas na Feira de Caruaru. Produzir os adereços de forma artesanal também é mais barato, algo fundamental para o nosso grupo, pois dependemos de recursos para participar de grandes festivais como o de Nova Petrópolis”, destacou Josy.

O 47º Festival Internacional de Folclore ocorre de 18 de julho a 4 de agosto de 2019, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Patrocinadores: Cooperativa Piá, Dakota, Sicredi, Coopershoes, Banrisul, Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, Suibom, Casa Cooperativa, Mercados Brombatti, Cervejaria Edelbrau e Rota Romântica. Apoiadores: PD Eventos, Hotel Jardins da Colina e Imobrás. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo e Fundo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Para mais notícias do 47º Festival Internacional de Folclore Nova Petrópolis acesse os sites: www.festivalinternacionaldefolclore.com.br e o oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Nas páginas oficiais do facebook do Festival Internacional de Folclore, facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore e da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos do evento. Compartilhe momentos de diversidade utilizando #47FIFNP. Siga o Instagram @prefeituranovapetropolis. Nova Petrópolis integra o Movimento Cidades Educadoras e o Festival Internacional de Folclore faz parte deste projeto.