Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita

Acompanhe as novidades do evento

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de Julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita!

Acompanhe as novidades do evento

Festival de Folclore Notícias
28/07/2019

Festival Internacional de Folclore segue repleto de atrações em Nova Petrópolis

Maior evento cultural da Serra Gaúcha segue até 4 de agosto com programação diária

COMPARTILHAR GALERIA

FOTOS: Fotos: Mauro Stoffel

 

Espetáculos no Palco da Diversidade, Baile Infantil, Sarau da Diversidade, Chá das Soberanas, Jogos Germânicos, Pernada Folclórica, Panelas da Diversidade e Noites Culturais. O 47º Festival Internacional de Folclore é repleto de atividades e movimenta o Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo até 4 de agosto, na Rua Coberta e Praça das Flores.

O evento consagra-se, com sucesso, em seu segundo fim de semana. Dezenas de apresentações folclóricas brilham no Palco da Diversidade, revelando culturas, apresentando ritmos e integrando povos. Pará, Espírito Santo e Pernambuco já se despediram da 47ª edição. Costa Rica, Colômbia, Argentina e Bahia seguem brilhando no Palco da Diversidade. Áurea e Gravataí também se apresentaram em Nova Petrópolis neste fim de semana. Paraguai, Minas Gerais e Pará são aguardados para os próximos dias do maior evento cultural da Serra Gaúcha.

Atração inédita na 47ª edição, a Pernada Folclórica ocorreu neste domingo, 28 de julho, na Avenida 15 de Novembro. Representantes de grupos folclóricos locais, regionais e internacionais, devidamente trajados; Soberanas de Nova Petrópolis e monitores dos grupos folclóricos organizados em 21 categorias protagonizaram um Sprint de solidariedade. Torcidas formadas por integrantes de grupos folclóricos, comunidade e visitantes incentivaram os competidores. Foram realizadas 384 apostas em palpites de pódio. A Pernada Folclórica beneficiou duas entidades de Nova Petrópolis, o Corpo de Bombeiros Voluntários e a Associação Focinho Amigo, sendo que, cada uma delas recebeu R$ 268,00. Apenas um apostador efetuou o maior número de acertos e receberá R$ 230,00.

Grupos folclóricos de Westfália, Tupandi, São José do Hortêncio, Dois Irmãos e Nova Petrópolis participaram do Baile Infantil realizado no sábado, 27 de julho, na Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo. A preservação da cultura concretiza-se neste momento dedicado especialmente às crianças. Atividades lúdicas, brincadeiras de antigamente, muita dança e diversão garantem a alegria dos pequenos e o futuro das tradições germânicas na Cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo.

No sábado, 27 de julho, o 5º Sarau da Diversidade foi realizado na Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva. A atividade integrou a programação do 47º Festival Internacional de Folclore e contou com a presença dos Amigos da Saxônia, de Nova Petrópolis; do Ballet de Arte Folclórico Argentino – BAFA, da Argentina; do escritor e patrono da Feira do Livro 2019, André Werkhausen Boone e do tradicionalista, Éderson Santos, popular Gaudêncio Terra.

O 5º Chá das Soberanas reuniu Rainhas e Princesas do Folclore Alemão na sexta-feira, 26 de julho, no Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt. Em uma noite surpreendente, as soberanas viajaram no tempo, relembrando canções e danças típicas. E, em um momento de muita emoção, foram levadas ao Palco da Diversidade para dançar Flieger Lied e Uri Zion sob os aplausos do público que lotava a Rua Coberta.

 

Noites Culturais

As Noites Culturais do Festival Internacional de Folclore levam cultura e diversidade para as mais distantes comunidades do interior de Nova Petrópolis, proporcionando a todos a demonstração do folclore que visita o Município, aproximando moradores e artistas. A Sociedade Cultural Esportiva Linha Araripe recebeu os grupos do Pará e da Colômbia no dia 22 de julho. Argentina e Bahia estiveram representadas na Noite Cultural da Associação Cultural e Esportiva Concórdia de Linha Imperial, realizada dia 24. O Centro Social e Cultural de Pinhal Alto recebeu o Espírito Santo e a Argentina dia 25 de julho.

As próximas Noites Culturais serão realizadas na próxima terça-feira, 30 de julho, na Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Canto Amizade de Vila Olinda, a partir das 19h30min, com a presença dos grupos do Pará e da Argentina. Na quarta-feira, dia 31, Pará e Costa Rica se apresentam na Noite Cultural na Sociedade Cultural e Esportiva Alegria de Fazenda Pirajá, às 19h30min.

 

Jogos Germânicos e Jogos da Diversidade

Chopp em metro e debulhar o milho foram as modalidades dos Jogos Germânicos realizadas neste fim de semana, dias 27 e 28 de julho, respectivamente. A prova de arremesso de chopp será realizada no próximo sábado, 3 de agosto, às 13h. Domingo, dia 4, ocorre a prova de circuito de tamanco, a partir das 9h. Após serão conhecidos os campeões dos Jogos Germânicos 2019.

No chopp em metro feminino, o CTG Pousada da Serra ficou em 1º lugar; Fazenda Pirajá obteve a 2ª colocação e Vila Olinda ficou em 3º lugar. No masculino, Linha Brasil ficou em 1º; Vila Olinda obteve a 2ª posição e o Centro em 3º lugar. Na prova de debulhar o milho, Linha Imperial ficou em 1º lugar; Vila Olinda em 2º e CTG Pousada da Serra ficou na 3ª posição.

Nos Jogos da Diversidade os grupos folclóricos visitantes, público e comunidade são convidados a participar, proporcionando a todos muita diversão, confraternização e interação. Rachar a lenha, chopp em metro e cabo de força foram as provas de integração realizadas dia 24 de julho. A próxima edição dos Jogos da Diversidade será na terça-feira, dia 30, às 15h, na Rua Coberta.

 

Panelas e Mãos da Diversidade

As Panelas e Mãos da Diversidade oportunizam conhecer sabores e peculiaridades de Estados visitantes. A primeira oficina de gastronomia foi realizada dia 23 de julho, no Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt. O tradicional kartoffelküchelchen (bolinho de batata) e o glüwein (vinho quente alemão) foram receitas ensinadas pelas senhoras dos Grupos de Terceira Idade de Nova Petrópolis. No dia 26 de julho, integrantes do Grupo Hügel Männer Platter, do Espírito Santo, ensinaram a receita de uma torta capixaba durante as Panelas da Diversidade.

No dia 31, as receitas do tradicional kartoffelküchelchen (bolinho de batata) e o glüwein (vinho quente alemão) voltam à oficina de gastronomia com as senhoras da Terceira Idade. Na oficina de artesanato, Mãos da Diversidade, que ocorre dia 29 de julho, os participantes aprenderão a fazer artesanato com palha de milho com as senhoras da Terceira Idade. No dia 2 de agosto, Léo da Erva Mate ensinará a fazer o tradicional chimarrão e o CTG Pousada da Serra contará a Lenda da bebida mais tradicional dos gaúchos.

As oficinas são gratuitas e abertas ao público. As inscrições devem ser feitas na secretaria do evento, presencialmente, ou pelo telefone (54) 3281-8439, até às 13h30min do dia em que ocorrem. As vagas são limitadas a 30 pessoas. Há transporte até o local de realização das mesmas.

O 47º Festival Internacional de Folclore prossegue até 4 de agosto, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Patrocinadores: Cooperativa Piá, Dakota, Sicredi, Coopershoes, Banrisul, Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, Suibom, Casa Cooperativa, Mercados Brombatti, Cervejaria Edelbrau e Rota Romântica. Apoiadores: PD Eventos, Hotel Jardins da Colina e Imobrás. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo e Fundo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Para mais notícias do 47º Festival Internacional de Folclore Nova Petrópolis acesse os sites: www.festivalinternacionaldefolclore.com.br e o oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Nas páginas oficiais do facebook do Festival Internacional de Folclore, facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore e da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos do evento. Compartilhe momentos de diversidade utilizando #47FIFNP. Siga o Instagram @prefeituranovapetropolis. Nova Petrópolis integra o Movimento Cidades Educadoras e o Festival Internacional de Folclore faz parte deste projeto.

 

FOTOS: Mauro Stoffel