Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita

Acompanhe as novidades do evento

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de Julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita!

Acompanhe as novidades do evento

Festival de Folclore Notícias
30/07/2019

Grupo argentino Roksolana garantiu participação no Festival Internacional de Folclore vendendo iguarias da culinária ucraniana

Integrantes promoveram mutirões com o objetivo de arrecadar recursos

COMPARTILHAR GALERIA

FOTOS: Mauro Stoffel | Ballet Ucraniano Roksolana

As apresentações acrobáticas e vibrantes que o Ballet Ucraniano Roksolana, da Argentina, trouxe ao 47º Festival Internacional de Folclore, foram possíveis graças a um esforço conjunto protagonizado pelos integrantes do grupo. Como não recebe recursos governamentais para participar de festivais, o Roksolana produz e comercializa porções de comidas da culinária ucranianas com a finalidade de arrecadar fundos para custear suas viagens. Foi dessa forma que o Ballet Ucraniano Roksolana garantiu sua nona participação no Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.

         De acordo com a coordenadora do Roksolana Silvina Barszczuk, de 36 anos, os componentes do grupo fazem mutirões durante o ano inteiro para vender porções de varenekes e holopchis, iguarias da gastronomia ucraniana. “Uma vez por mês nos organizamos para vender, preparar e entregar porções de comidas típicas da nossa cultura. Com o valor arrecadado conseguimos reformar nossos trajes e bancar gastos com transporte. Se não fosse essa ação, não conseguiríamos participar de diversos festivais, incluindo o de Nova Petrópolis”, explicou a coordenadora do grupo, que dança há 25 anos no grupo argentino.    

A irmã de Silvina, Andrea Barszczuk, de 29 anos, ressalta a união e comprometimento dos integrantes do grupo na tarefa para arrecadar recursos. “Todos nós nos empenhamos muito para manter vivo e forte o Roksolana. Continuarei fazendo o que for preciso para que consigamos participar desse grande evento que é o Festival Internacional de Nova Petrópolis”, afirmou a dançarina do Roksolana, que arrecadou o equivalente a R$ 4.400,00 em 2018 com a venda das comidas típicas ucranianas.

Para o dançarino Augustín Skromeda, de 16 anos, se apresentar no Festival Internacional de Folclore é motivo de orgulho e todo esforço é válido. “Para mim, a apresentação no Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é a mais esperada. Sempre somos muito bem recebidos e o carinho do público é algo indescritível. Sempre farei o que for necessário para conseguir retornar a esse festival”, ressaltou Augustín, que dança desde os seis anos no Roksolana.

O 47º Festival Internacional de Folclore ocorre de 18 de julho a 4 de agosto de 2019, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Patrocinadores: Cooperativa Piá, Dakota, Sicredi, Coopershoes, Banrisul, Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, Suibom, Casa Cooperativa, Mercados Brombatti, Cervejaria Edelbrau e Rota Romântica. Apoiadores: PD Eventos, Hotel Jardins da Colina e Imobrás. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo e Fundo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.