Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita

Acompanhe as novidades do evento

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de Julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita!

Acompanhe as novidades do evento

Festival de Folclore Notícias
17/11/2021

Nova Petrópolis e Passo Fundo estudam intercâmbio entre festivais de folclore

Comitiva de Passo Fundo esteve em Nova Petrópolis no dia 11 de novembro

COMPARTILHAR GALERIA

FOTOS: Francis LimbergerComunicação PMNP

No dia 11 de novembro, o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, e membros do Departamento de Cultura receberam a comitiva do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo. O objetivo da visita foi a troca de experiências e a aproximação entre os festivais de folclore Nova Petrópolis e Passo Fundo.

O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis ocorre sempre no final de julho e início de agosto e, na sequência, ocorre o Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo. Devido à proximidade entre as datas, a ideia é criar um intercâmbio entre os eventos, promovendo trocas de experiências e possibilitando apresentações de grupos nas duas cidades.

O encontro do dia 11 de novembro contou com a presença do prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida; do secretário de Gestão, Dailon Barp; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira; da secretaria de Cultura, Miriê Tedesco, e do coordenador da XV edição do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, Cledson Basso.

Também participaram do encontro, a diretora do Departamento de Cultura de Nova Petrópolis, Cândida Maldaner, e a diretora de Eventos Culturais, Ana Paula Hansen Weber.

CALENDÁRIO DE FESTIVAIS

Desde 2020, Nova Petrópolis detém o título de Cidade Internacional do Folclore IOV Brasil. Com o intuito de promover os festivais de folclore nacionais, o Município idealiza a Rota dos Festivais, um calendário com os festivais de folclore existentes no Brasil. A ação está sendo estruturada e em breve estará disponível no site do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis (www.festivaldefolclore.com.br) para cadastro de eventos.

O projeto de um calendário para os festivais de folclore do Brasil também foi apresentado pela equipe de Nova Petrópolis à comitiva de Passo Fundo durante a visita do dia 11 de novembro.

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis acontecerá em formato presencial de 14 a 31 de julho de 2022, com a participação de grupos internacionais, nacionais, regionais e locais.