Neste sábado, 15 de julho, às 11h45, Nova Petrópolis recebe a edição especial ao vivo do Jornal do Almoço da RBS TV. O programa falará do 50º Festival Internacional de Folclore, cuja programação de palco inicia também no sábado. O evento começou na última quarta-feira, 12 de julho, e se estende até o dia 30, com variada programação envolvendo grupos folclóricos internacionais, nacionais, regionais e locais.
O programa será apresentado por Cristina Ranzolin, Shirlei Paravisi e Marco Matos na Praça das Flores, entradas ao vivo de diversos pontos turísticos da cidade, como o Parque Aldeia do Imigrante. Destaque também para Rua Coberta, onde ocorrem as apresentações de grupos folclóricos. A Feira da Diversidade, as oficinas Mãos e Panelas da Diversidade, o tradicional café colonial e o cultivo de flores do Jardim da Serra Gaúcha também serão temas do programa.
Para mostrar os pontos turísticos de Nova Petrópolis e valorizar as características da cidade, de imigração germânica, os repórteres do Jornal do Almoço farão entradas ao vivo, com entrevistas e apresentações de folcloristas que participam do Festival, para contar suas histórias e experiência com esse tradicional evento que acontece anualmente na cidade.
O 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Conta com financiamento pelo Pró-Cultura RS, através da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Master de Dakota – ser linda é ser feliz, Multimóveis, Sicredi Pioneira e Randoncorp. Patrocínio de Pão d’ Gula Alimentos, Banrisul, Corsan - evoluir nos define - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Suibom, Vitivinícola Jolimont, Sicoob e EGR. Apoiam o 50º Festival Internacional de Folclore: RBT Internet, Parque Aldeia do Imigrante, Eletrosom, Digi Sonorizações, You-C English School, Casa Cooperativa e Rota Romântica.