Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:
Logotipo
O mundo é mais colorido com a diversidade

16.07.21 a 01.08.21

Transmissão via Facebook

na página Festival Internacional de Folclore

Festival de Folclore

Grupos Internacionais

Ballet De Arte Folclorico Argentino

De onde vem o grupo?
Argentina

           

A trajetória bem-sucedida do Ballet na Argentina, França, Itália, Israel, Estônia, Sibéria (Rússia), Grécia, Portugal, Espanha, Brasil, Uruguai, México, Venezuela, Chile e Peru, é o resultado de anos de trabalho disciplinado, de equipamentos e dedicação de seus fundadores.

Cerca de 40 artistas compõem o B.A.F.A., entre bailarinos, dançarinos, cantores, músicos e técnicos, proporcionando uma sucessão grande e atraente de danças e músicas de diferentes regiões do país que representam. O B.A.F.A é acompanhado pelo grupo musical NOGAL 4, que permite de forma antológica ter uma ideia da variedade e beleza de suas danças e músicas.

            "Tanto a música quanto os passos são cuidadosamente projetados para recriar, com o máximo de fidelidade possível, os ambientes e os personagens de todos os cantos do país", explicam os diretores do B.A.F.A., Paula Saravia e Cristian Batista,

            As turnês internacionais realizadas pelo B.A.F.A. foram declaradas de Interesse Cultural pelo Ministério da Cultura da Presidência da Nação, pela Direção-Geral de Assuntos Culturais do Ministério de Relações Exteriores e Culto da Argentina e pela Direção-Geral do Ensino Província de Buenos Aires e o Município de Tigre.

Para representar toda a Argentina através de sua dança, os administradores nesta ballet, o que fez desta vez sua primeira turnê internacional depois de completar "50 ANOS DO BAFA", bem como membros do Conselho Internacional de Dança (CID) da UNESCO-PARIS-FRANÇA, eles prepararam uma série de coreografias que representam cada região e época do nosso país.


Ballet Nacional do Paraguai

De onde vem o grupo?
Paraguai

O Ballet Nacional do Paraguai é uma companhia de dança comprometida e geradora da expressão artística do Paraguai, criada em 1992. Faz parte da Secretaria Nacional da Cultura desde a promulgação da Lei nº 3051/06 Nacional da Cultura, desde o seu início com o apoio da Fundação Pro-Ballet

Como Geradora de arte, a empresa desenvolve uma produção com identidade própria que a define e a identifica territorial e culturalmente.

A partir de 2013 o Balé Folclórico Nacional e a Banda Folclórica Nacional, criados pela Resolução 145/2013, passam a fazer parte do Balé Nacional Paraguaio, criado com o objetivo de resgatar, divulgar e fortalecer a dança e a música paraguaia.


Diretor: Víctor Rodríguez


Compañia Cochaviva Danza

De onde vem o grupo?
Colômbia

Cochaviva é uma companhia artística que assume a dança folclórica a partir da apropriação e reinterpretação das diversas manifestações, recriando de forma teatral diversas práticas culturais que construíram a memória e a identidade folclórica colombiana. A companhia trabalha com rigor na formação, compilação e investigação do fato folclórico para a dança; É assim que Cochaviva fundamenta sua proposta artística no conhecimento corporal de seus integrantes, na relação entre música e dança, tendo os elementos do cotidiano dos territórios como uma constante na criação a partir de um espaço de reflexão em torno do acontecimento cênico.
 
Deste modo, a empresa contribui a partir da circulação e da encenação de um olhar de reflexão e memória da tradição como elemento dinâmico na construção dos fenómenos socioculturais que se apresentam e se representam no campo da arte e da cultura.


Conjunto Folklórico y Teatral Kallisaya

De onde vem o grupo?
Chile

Kallisaya Folkloric and Theatre Ensemble nasceu para a vida artística em 30 de agosto de 2013 com o objetivo de divulgar as danças do festivais religiosos (o mais importante é o festival de Tirana que é comemorado no dia 16 de julho)  carnavais e rituais do norte de Chile e também carnavais andinos de seus países vizinhos, como Peru, Argentina, Bolívia e carnavais do Norte do Brasil.
O grupo é composto por 45 membros e suas idades eles variam de 4 a 76 anos.
Entre suas apresentações mais destacadas estão: 
Expo Viva na Estação Mapocho
Expo Regiões com a presença do Presidente da República
Carnaval de primavera em 4 oportunidades
Encontros Aduaneiros dentro e fora da Região
Lo Barnechea Chilenidad Semana 4 vezes
E a participação de 3 anos no Festival de Nova Petrópolis em Brasil, entre outros.