Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita

Acompanhe as novidades do evento

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de Julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita!

Acompanhe as novidades do evento

Festival de Folclore

Sobre o Festival

O Festival Internacional de Folclore é um evento de valorização das tradições e dos costumes legados pelos antepassados, numa mescla das mais distintas manifestações culturais. É um intercâmbio artístico-cultural entre os inúmeros grupos participantes, iniciado em 1973, por um grupo de amigos. O evento ocorria no mês de julho, estritamente voltado para apresentações de danças folclóricas alemãs, incentivando a participação de grupos locais e visitantes. Com o passar do tempo, tomou grandes proporções.

Iniciou na Praça da República, em 1985 passou para o Parque Aldeia do Imigrante, posteriormente, em 1999 para o entro de Eventos, em 2002 retorna ao Parque. Seguiu alternando Centro de Eventos e Parque até 2010 quando retorna à Praça da República na Rua Coberta.

Em 2005, o Festival foi reestruturado, abrindo espaço para outras manifestações artístico-culturais , de etnias distintas . Tornou-se internacional em 2009 e hoje é a maior festa cultural da cidade de Nova Petrópolis, trazendo diversos grupos folclóricos oriundos de cidades gaúchas, diferentes Estados e países de todos os continentes, enriquecendo o evento.Novos grupos surgiram e a festa, que inicialmente acontecia em um final de semana, atualmente se estende por 16 dias.

O Festival atualmente é realizado em distintos espaços públicos, oportunizando a participação do público em geral e proporcionando o enriquecimento cultural. O palco principal localiza-se na Rua Coberta, junto à Praça da República, onde também ocorre a exposição de artesanato. Além disto, o evento proporciona a apresentação de danças junto às comunidades do interior, nas tradicionais noites culturais, além de contemplar escolas e empresas do município. O espaço do CTG Pousada da Serra é palco da integração entre os grupos participantes, com a realização de oficinas distintas, com troca de experiências, durante as nominadas mostras culturais. A presença de grupos de danças de diversos estados brasileiros e países, a feira e a exposição de artesanato, a participação de grupos teatrais e bandinhas típicas, o destaque à culinária alemã, o desfile, o baile de integração, a celebração da vida, da paz e da diversidade e a oportunidade de apresentação para grupos escolares e grupos de APAE reafirmam a preocupação do evento em integrar áreas culturais e oferecer o livre acesso a todas as classes sociais e faixas etárias.

Como registro dos 40 anos, em 2012, foi escrita uma revista que conta a importante trajetória e os expressivos resultados culturais proporcionados pelo Festival, além de uma grande surpresa ao público: a apresentação do espetáculo "Epopéia dos Imigrantes Alemães", uma união cultural de todos os grupos artístico-culturais da cidade.

As últimas edições do Festival contaram com mais de 70 grupos folclóricos, mais de 1.700 dançarinos e a especial presença de dirigentes da Organização Internacional de Folclore e Arte Popular – IOV.

É no Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis que a diversidade une: a cultura gaúcha e as tradições germânicas, preservadas nesta cidade, dão espaço a outras realidades culturais, enriquecendo o evento e incentivando a interculturalidade, sem distinção de raças e crenças, unindo fronteiras.

Atualmente, este evento é realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e conta com o apoio da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, mostrando a força da tradição, a preservação cultural através da dança, gastronomia, música, competições germânicas e o cultivo da diversidade.

Em plena era da globalização, Nova Petrópolis destaca-se pelo trabalho de preservação cultural desenvolvido pelos seus grupos folclóricos, mantendo sua identidade cultural e desta forma, colaborando para a riqueza cultural do nosso Estado.

Parabéns Nova Petrópolis por consolidar uma tradição que encanta os turistas e educa seu povo, fazendo do Festival de Internacional de Folclore um marco cultural de respeito, cultivo e amor às tradições.