Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:
Logotipo
O mundo é mais colorido com a diversidade

16.07.21 a 01.08.21

Transmissão via Facebook

na página Festival Internacional de Folclore

Festival de Folclore

Grupos Regionais

Academia de Dança Neusa Martinotto

De onde vem o grupo?
Canela

A Academia de Dança Neusa Martinotto, iniciou suas atividades na cidade de Canela em 1989. Desde sempre, a criatividade de sua diretora Neusa Martinotto proporciona belos espetáculos para a cidade e região.

Há mais de 30 anos, a Academia é conhecida na região por fazer parte dos maiores Festivais de Dança do país e por participações em eventos nacionalmente conhecidos, como Natal Luz e Sonho de Natal. Pela primeira vez fazendo parte do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, a Academia mostrará um pouco da Dança Cigana e a representatividade dos elementos que fazem parte da cultura e história do povo cigano.


Conjunto de Projeções Folclóricas Tio Xico

De onde vem o grupo?
Caxias do Sul

O Conjunto de Projeções Folclóricas Tio Xico é um grupo de danças formado por bailarinos integrantes da empresa Agrale, que buscam difundir as tradições e o folclore de nossa cultura e da de outros países: como Itália, Argentina e México, através da dança e da música.

No ano de 2019 o Grupo completou seus 35 anos de muito trabalho, esforço e sucesso em sua trajetória. Neste dia foi gravado um DVD para que as pessoas possam apreciar a beleza e a diversidade do espetáculo.

O nosso nome é em homenagem ao Sr. Francisco Stedile fundador da Agrale S.A.

Espero que gostem do nosso belo espetáculo.

 

www.tioxico.com.br

instagran: grupo_tio_xico


Daiene Cliquet ARTES

De onde vem o grupo?
Canela

Daiene Cliquet ARTES

Teatro de bonecos e artesanato na Serra Gaúcha, Participa há 5 anos do Festival Internacional de Bonecos Canela, desde 2015 de espetáculos no Natal e Luz e Sonho de Natal

Apresentações de teatro  de bonecos na Páscoa em Canela, Gramado, Chocofest Nova Petrópolis, Feiras do Livro nas cidades da região, além de Porto Alegre, Tapes, FESCETE Santos SP,  Festival Internacional de Charlot, Artesanal Nordeste, Sul, Mega Artesanal SP, Pomerpatch (Pomerode SC)

Produção cultural  tendo como últimos projetos, o  Bonecando na Quarentena, Estórias Fantásticas,  Todo dia tem Arte, e o mais recente o A ARTE QUE NOS TOCA.


Grupo Folclórico Polônia

De onde vem o grupo?
Porto Alegre - RS

Desde que os imigrantes poloneses aqui chegaram, trouxeram com eles seus costumes, a religiosidade e a saudade...

Nossa História tem início no ano de 1954 quando na Sociedade Polônia de Porto Alegre a senhora Janina Petryla Figurski (in memoriam) – Imigrante polonesa, decide fundar o nosso Grupo Folclórico para manter viva as manifestações culturais de canto, música, teatro e dança.

Em suas atividades artísticas, o grupo apresentou-se em diversas cidades brasileiras participando de festivais, encontros folclóricos, competições de dança, recepções e eventos diversos. Conquistando assim, grande mérito no campo da difusão do folclore polonês no Brasil.

Em 1989, o grupo participou do Festival Mundial de Grupos Folclóricos Poloneses na cidade de Rzeszów – Polônia.  Também apresentou seu repertório para a comunidade polonesa de Córdoba – Argentina em 1997.

Nosso repertório foi em sua totalidade elaborado pelo professor Anatol Kocyłowski, coreógrafo e encenador profissional de Cracóvia – Polônia, durante suas estadas no Brasil em 1985 e 1992.Baseado no rico folclore polonês o repertório abrange danças nacionais, regionais e canções diversas da Polônia!

Outras tradições folclóricas também são praticadas como canto, artesanato, culinária, costumes e algumas confecções de trajes, pois em sua maioria eles são trazidos da própria Polônia.

Atualmente o Grupo Folclórico Polônia mantem atividades nas categorias adulto e infantil