Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:
O mundo é mais colorido com a diversidade

Esperamos por você

14 a 31 de Julho de 2022

Acompanhe as novidades do evento

O mundo é mais colorido com a diversidade

14 a 31 de Julho de 2022

Transmissão via Facebook

na página Festival Internacional de Folclore

Festival de Folclore Notícias
19/07/2021

Culturas alemã, italiana, argentina e polonesa estão entre os próximos destaques do 48º Festival Internacional de Folclore

Programação dos dias 22 a 25 de julho também traz duas lives, pedal, oficina online de chimarrão e vídeos de diversos grupos de Nova Petrópolis

COMPARTILHAR GALERIA

FOTOS: Fabio Grison

A cultura argentina, através do Ballet de Arte Folclórico Argentino (Bafa); a italiana com o Grupo Folklóristico Stella Bianca, de São Paulo; polonesa, do Grupo Folclórico Polonês Jupem, de Erechim, e a alemã, representada por grupos de Nova Petrópolis, estão entre os destaques da programação da segunda semana do 48º Festival Internacional de Folclore, de Nova Petrópolis. De quinta-feira, 22 de julho, até o domingo, 25, também acontecerão duas lives, o Pedal do Folclore, oficina sobre preparo de chimarrão e vídeos de diversas atrações locais.

A segunda semana de programação do Festival Internacional de Folclore inicia na quinta-feira, 22 de julho, às 18h, com o vídeo da contação da lenda da Iara. Na mesma noite, às 19h, será exibido o vídeo em que a integrante do Departamento IOV Jovem do Brasil e Rainha do Folclore Alemão de 2018, Morgana Neumann, fala sobre conquista do título de “Cidade Internacional do Folclore IOV Brasil”, recebido por Nova Petrópolis em fevereiro de 2020.
Da sexta-feira, 23 de julho, até o domingo, 25, são mais 16 atrações na programação online do 48º Festival Internacional de Folclore. Destaque para as lives, que acontecem sábado, às 19h, com a apresentação do grupo Arte Gaúcha, de São Leopoldo, e no domingo, às 19h, com o Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, de Nova Petrópolis.

A programação completa do evento está disponível no site www.festivaldefolclore.com.br e pode ser acompanhada pele Facebook (facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore). As inscrições para o Pedal do Folclore, que acontece às 8h30 do domingo, devem ser feitas pelo Instagram @pedalando_no_sul ou pelo WhatsApp (51) 99353-8663.

 

Três lives no primeiro fim de semana

O 48º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis teve início na sexta-feira, 16 de julho, com a cerimônia de acendimento da Chama Folclórica e Abertura Oficial. Após a live de estreia da programação, 12 atrações estiveram no palco virtual do evento ao longo do sábado e domingo, dias 17 e 18 de julho.

Destaque para a live do Volkstanzgruppe Freundschaftskreis, de Nova Petrópolis, que aconteceu no sábado e na qual foram apresentadas sete músicas que fazem parte da história do grupo. E a Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade na manhã do domingo. O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, a rainha do Folclore Alemão, Andressa Haas, e outros representantes dos grupos de dança do Município participaram da cerimônia ecumênica.

O 48º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Patrocinadores: Cooperativa Piá, Pão d'Gula Alimentos, CORSAN - EVOLUIR NOS DEFINE. Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Novas Façanhas, Armani Têxtil Ltda, Coopershoes, Banrisul, H2 Negócios Imobiliários, Suibom, Dakota, Cervejaria Edelbrau, Sicredi Pioneira, Cervejaria Traum, Ecosul Energias. Apoiadores: Parque Aldeia do Imigrante e Amigo Internet. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas.

 

Programação da semana

 

22/07/2021

18h - VÍDEO Contação da Lendas de Iara

19h - VÍDEO Conquista do título de Cidade Internacional do Folclore IOV-Brasil

 

23/07/2021

18h - VÍDEO Oficina Mãos da Diversidade - Chimarrão

19h – VÍDEO Orí Cia de Dança - Pernambuco

20h - VÍDEO Volkstazngruppe Tannenwald – Pinhal Alto – Nova Petrópolis

 

24/07/2021

10h - VÍDEO Danças Criativas Regina Nienow – Nova Petrópolis

13h – VÍDEO Grupo Folklóristico Stella Bianca – São Paulo

15h - VÍDEO Grupo de Danças Folclóricas Internacional – Centro – Nova Petrópolis

17h – VÍDEO Edelweiss Tanzgruppe – Linha Araripe – Nova Petrópolis

18h – VÍDEO Ballet de Arte Folclórico Argentino (BAFA) – Argentina

19h - LIVE Arte Gaúcha – São Leopoldo

 

25/07/2021

8h30min – Pedal do Folclore – Pedalando no Sul

10h - VÍDEO Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade

13h- VÍDEO Grupo Folclórico Polonês JUPEM – Erechim

15h - VÍDEO Estúdio de Dança Essência – Nova Petrópolis

17h - VÍDEO Volkstanzgruppe Freundschaftskreis – Vila Olinda – Nova Petrópolis

18h – VÍDEO Conjunto de Projeções Folclóricas Tio Xico – Caxias do Sul

19h - LIVE Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein – Linha Brasil e Linha Araripe – Nova Petrópolis