Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:
Logotipo

ESPERAMOS POR VOCÊ

17 de julho a 03 de agosto de 2025

Rua Coberta|Nova Petrópolis

Festival de Folclore Notícias
29/07/2024

Aproveite as atrações da última semana do 51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis

Estreia dos grupos da Alemanha, Peru e Argentina são destaque da programação de 29 de julho a 4 de agosto

COMPARTILHAR GALERIA

FOTOS: Mauro Stoffel/Lenara Pothin

A última semana do 51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis oferece uma programação repleta de atividades para o público aproveitar a diversidade cultural de forma gratuita. Apresentações de grupos folclóricos no Palco da Diversidade, oficinas, jogos, noites culturais e atividades paralelas integram a programação de 29 de julho a 4 de agosto.

De segunda a sexta-feira, o festival contará com cerca de 35 apresentações artísticas no Palco da Diversidade, das 11h45 às 14h e das 17h45 às 21h, na Rua Coberta. A chegada do Ballet El Trebol, da Argentina, no dia 30 de julho, e do Amanecer Peruano, do Peru, e do Tanz-und Folkloreensemble Ihna, da Alemanha, no dia 31 de julho, irão incrementar a programação do Festival Internacional de Folclore. O evento contará ainda com as apresentações dos grupos do Pará, Santa Catarina, Sergipe e Espanha, além dos grupos de Nova Petrópolis: CTG Pousada da Serra - Invernada Adulta, no dia 1º de agosto, e Volkstanzgruppe Freundschaftskreis - Misto, no dia 2 de agosto, ambos às 19h15.

A música das orquestras também terá espaço na programação do 51º Festival Internacional de Folclore na segunda semana do evento. No dia 29 de julho, segunda-feira, a Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis se apresenta no Palco da Diversidade. Na terça-feira, 30, a Orquestra Jovem de Nova Petrópolis retorna ao evento, às 19h15, e na quarta-feira, 31, a Banda Municipal de Nova Petrópolis apresenta seu repertório a partir das 19h15min.

O Palco da Diversidade recebe o Mamaço Festivo na quinta-feira, 1º de agosto, a partir das 15h, e, no dia 2 de agosto, sexta-feira, às 17h15, ocorre a exibição do documentário “O Caminho de Hans”, na Rua Coberta. Na quinta-feira, 1º de agosto, o espaço junto ao Labirinto Verde contará com a oficina “Roda de Capoeira”.

A alegria e o colorido dos grupos que participam do 51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis são levados para as comunidades do interior do Município durante as Noites Culturais. No dia 29 de julho, às 19h30, a Sociedade Concórdia de Linha Imperial recebe as apresentações do Böhmerlandtanzgruppe, do Grupo Folclórico Os Parafusos, do Sergipe, e do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, do Pará. Na quarta-feira, 31 de julho, é a vez da Vila Olinda receber a Noite Cultural na Sociedade Canto Amizade. A partir das 19h30, o Volkstanzgruppe Freundschaftskreis, o Ballet El Trebol, da Argentina, e o Tanz-und Folkloreensemble Ihna, da Alemanha, se apresentam na comunidade.

O Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt recebe duas oficinas culinárias e uma de artesanato na última semana do evento. Na segunda-feira, 29 de julho, o Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, do Pará, comanda as Panelas da Diversidade, a partir das 15h, e no dia 2 de agosto, os integrantes da Asociación Cultural Amanecer Peruano irão ensinar uma iguaria peruana ao público da oficina. Na terça-feira, 30 de julho, às 15h, o Grupo Folclórico Os Parafusos, do Sergipe, irá compartilhar seus conhecimentos artesanais na oficina Mãos da Diversidade.

O Centro de Eventos de Nova Petrópolis contará com duas atividades na segunda semana do 51º Festival Internacional de Folclore. No dia 1º de agosto, quinta-feira, ocorre a exibição do documentário "30 Anos do Volkstanzgruppe Edelstein - Coração que Dança", a partir das 19h30, no auditório do Centro de Eventos. Na sexta-feira, 2 de agosto, os grupos se reúnem no Centro de Eventos para a oficina “Passos da Diversidade”.

Os funcionários da Dakota, marca patrocinadora do evento, recebem as apresentações do Ballet El Trebol, da Argentina, no dia 30 de julho, ao meio-dia, e do Amanecer Peruano, do Peru, na quarta-feira, 31, também às 12h.

 

Último fim de semana da 51ª edição do evento terá Jogos Germânicos, Desfile de Integração e apresentação do espetáculo “Linhas de Memória”

 

A 51ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis encerra dia 4 de agosto, na Rua Coberta e Praça das Flores. A programação do terceiro e último fim de semana do evento contará com jogos germânicos, apresentações no Parque Aldeia do Imigrante, Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade, Desfile de Integração e apresentação do Espetáculo “Linhas de Memória”.

O sábado, dia 3, inicia com as modalidades “Arremesso de Ovo” e “Bolão de Corda” dos Jogos Germânicos, às 10h, e, a partir das 16h, ocorre a disputa na modalidade “Chopp em Metro”, na Rua Coberta. No Palco da Diversidade, os grupos de Caxias do Sul, Argentina, Peru e Alemanha, e os grupos de Nova Petrópolis: Grupo de Danças Folclóricas Internacional – infantil, Grupo de Danças Folclóricas Pommertal e Volkstanzgruppe Tannenwald – adulto irão encantar o público.

Ainda no sábado, 3 de agosto, o Parque Aldeia do Imigrante recebe as apresentações do Tanz-und Folkloreensemble Ihna, da Alemanha, às 14h, e da Asociación Cultural Amanecer Peruano, do Peru, às 14h30. No gramado junto ao Labirinto Verde será realizado o piquenique da XI Semana Mundial da Amamentação - em caso de chuva, a atividade será cancelada. Todos estão convidados para celebrar, traga sua canga, bebida e comida para partilhar.

O último dia da 51ª edição do evento inicia com a Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade, às 10h. A Banda Municipal de Nova Petrópolis dá sequência às apresentações no Palco da Diversidade, que receberá ainda os grupos da Alemanha, do Peru e da Argentina. Representando Nova Petrópolis, sobem ao palco o Böhmerlandtanzgruppe – infantil, a Cia Ballerin, e as categorias adultas do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein e o CTG Pousada da Serra.

A Avenida 15 de Novembro estará repleta de diversidade a partir das 15h45, com o Desfile de Integração. Os integrantes da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis irão representar os legados deixados pelos imigrantes alemães seguindo a temática do evento e os grupos que participam do evento irão desfilar os coloridos dos trajes pela principal avenida da cidade.

Às 20h30 de domingo, inicia a cerimônia de encerramento do 51º Festival Internacional de Folclore com a extinção da Chama Folclórica e, na sequência, será apresentado o espetáculo “Linhas de Memória”. A produção traz lições valiosas sobre cooperatividade, gastronomia, religiosidade, música, dança e cuidado, legados dos imigrantes alemães preservados até hoje em Nova Petrópolis. O espetáculo cria um paralelo entre o ontem e o hoje, entre os antepassados e os descendentes, separados por 200 anos, mas com muito em comum. A cultura se torna o maior legado dessa travessia oceânica, trazendo ao Palco da Diversidade uma história que ainda não havia sido contada.

A programação completa do 51º Festival Internacional de Folclore está disponível no site oficial do evento, www.festivaldefolclore.com.br/programacao. Acesse as redes sociais do evento para acompanhar a cobertura oficial e conferir as atrações.

O 51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul e, em 2024, as comemorações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemão no Brasil.

São patrocinadores do evento: Dakota - ser linda é ser feliz, Sicredi Pioneira, Supermercados Andreazza, Gula Alimentos, Banrisul, Suibom, Niruma Móveis, Cervejaria Traum, Seibt Máquinas, Cervejaria Edelbrau e Nova Imóveis. Apoiadores: Parque Aldeia do Imigrante, RBT Internet, You-C English School, Universidade La Salle, Eletrosom e Digi Sonorizações. Financiamento de Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

TEXTO: TRIO Comunicação Integrada